Presidente da República, Daniel Chapo, recebe o embaixador cessante da Tailândia, Soradjak Puranasamriddhi, para cumprimentos de despedida por ocasião do fim do mandado
Maputo, 26 Set (AIM) – A Tailândia afirma estar disponível para incrementar a cooperação bilateral com Moçambique, particularmente no sector agrícola, bem como consolidar as relações entre os dois Estados.
O facto foi avançado pelo embaixador da Tailândia acreditado em Moçambique, Soradjak Puranasamriddhi, que falava minutos após o fim da audiência que lhe foi concedida hoje, em Maputo, pelo Presidente da República, Daniel Chapo, a quem apresentou cumprimentos de despedida, acto que marcou o término do seu mandato.
“Nós temos muitas técnicas na agricultura e gostaríamos também de partilhar a nossa experiência, especialmente com o Presidente [Chapo] quando em sua palestra no ano passado disse que, Moçambique deveria mecanizar a agricultura”, afirmou.
O diplomata tailandês referiu que o seu país aposta na mecanização da agricultura em Moçambique, e propõe cooperar para que o desiderato se concretize na sua plenitude porque vai fortificar a cooperação entre os dois países e povos.
Puranasamriddhi apontou que ambos os países gozam de climas semelhantes, , afirmando que o seu país se tornou um dos maiores exportadores de produtos alimentares no mundo, graças as estratégicas implementadas na agricultura moderna e mecanizada.
Puranasamriddhi disse que ambos também abordaram a exploração de recursos minerais e energia.
Sobre o sector, Puranasamriddhi referiu que a Tailândia é um dos líderes mundiais na produção de rubis. Reconheceu que Moçambique é um dos maiores produtores dos melhores rubis do mundo,
De acordo com o diplomata, os dois governos, num futuro breve, deverão procurar colaborar no campo de exploração de minérios.
O embaixador disse esperar ver a presença da delegação moçambicana em Bangkok na realização, naquele país, do 3º Comité de Comércio a ter lugar em Banguecoque
Fez saber igualmente que a Tailândia é um dos provedores de serviços para Moçambique, referindo que nos últimos dois anos, Moçambique também ofereceu o gás natural liquefeito para a Tailândia, “o que fez a relação entre a Tailândia e Moçambique forte”.
Segundo o embaixador cessante, a cooperação entre os dois Estados também se estendeu ao palco multilateral, referindo que Chapo agradeceu o apoio prestado pela Tailândia durante a Presidência de Moçambique ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Ademais, o Presidente acolheu o convite formulado para visitar aquele país asiático.
(AIM)
Ac/sg
