Chimoio (Moçambique), 26 Dez (AIM) – Uma pessoa perdeu a vida e outras duas ficaram feridas na sequência de ocorrências criminais registadas durante as celebrações do Natal, na província de Manica, centro de Moçambique.
O caso mais grave ocorreu na cidade de Chimoio, capital provincial, quando dois irmãos, que se faziam transportar numa motorizada, foram interpelados na via pública, na madrugada de 24 para 25 de Dezembro, por um grupo de indivíduos desconhecidos.
O facto foi confirmado pelo Chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Manica, Mouzinho Manasse, que falava hoje, em conferência de imprensa, para apresentar o balanço das ocorrências registadas durante a quadra festiva.
Segundo a PRM, os malfeitores, em número ainda não apurado, munidos de catanas e outros objectos contundentes, agrediram fisicamente as vítimas e subtraíram a motorizada em que estas circulavam.
Uma das vítimas, jovem de 19 anos de idade, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no Hospital Provincial de Chimoio (HPC). O seu irmão encontra-se internado na mesma unidade sanitária, a maior da província, onde recebe cuidados médicos intensivos.
“A vítima não resistiu aos ferimentos causados pelos malfeitores que usaram catanas e outros objectos cortantes, tendo perdido a vida no Hospital Provincial de Chimoio”, explicou Manasse, acrescentando que os dois irmãos regressavam de um estabelecimento comercial quando foram surpreendidos pelos agressores.
Apesar deste registo criminal, a PRM considera que o ambiente vivido durante a festa do Natal foi, de um modo geral, calmo e tranquilo em toda a província.
Entretanto, no distrito de Machaze, uma mulher de 34 anos de idade encontra-se internada numa unidade hospitalar local, vítima de ofensas corporais, num caso associado a uma alegada tentativa de violação sexual.
De acordo com a PRM, não foram registados acidentes de viação durante a celebração do Dia da Família, o que contribuiu para um balanço globalmente positivo das últimas 48 horas.
“Tirando estes dois casos, um de homicídio e outro de ofensas corporais, não houve situações que colocassem em causa a ordem e segurança públicas. Saudamos a população pelo comportamento ordeiro durante a festa do Natal e esperamos que o mesmo se mantenha na transição do ano”, sublinhou Mouzinho Manasse.
As celebrações natalícias na província de Manica foram marcadas por chuvas persistentes, que se fizeram sentir em todos os distritos. Em Chimoio, a circulação de pessoas nas principais avenidas e artérias da cidade foi reduzida, sobretudo na noite de 24 de Dezembro.
Devido às condições climatéricas, muitas famílias optaram por comemorar o Natal em ambientes familiares, em quintais e espaços fechados, sendo pouco visível a presença de pessoas nas ruas e estabelecimentos de diversão nocturna até ao início da noite.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/PC
