Descargas atmosféricas
Chimoio (Moçambique) 05 Jan (AIM) – Cinco pessoas morreram e três ficaram feridas devido a descargas atmosféricas no distrito de Vanduzi, província de Manica, centro de Moçambique, no último sábado.
As vítimas incluíram uma mãe e seus três filhos menores, que foram atingidos por um raio em sua residência no posto administrativo de Matsinho.
O incidente também destruiu a casa. Outra vítima mortal foi um menor de 12 anos, que perdeu a vida na vila sede do distrito de Vanduzi.
A administradora do distrito, Admira Chitsumba, disse que as três pessoas feridas foram assistidas no Hospital Distrital de Vanduzi e já estão em casa, fora de perigo
Assim, sobe para 12 o número de vítimas mortais naquela província devido a descargas atmosféricas desde o início da época chuvosa, em Outubro do ano passado (2025).
“Como governo distrital estamos prestando apoio às famílias atingidas pela descarga atmosférica. Criamos condições para os funerais, assistência alimentar, emocional e material necessário para ajudar as famílias que neste momento estão no sofrimento. Garantimos quase tudo e podemos dizer que as cerimónias decorreram sem grandes dificuldades”, disse a fonte.
Admita Chitsumba apela a população a procurar abrigo seguro, sobretudo nesta época chuvosa que termina em Março próximo.
Recomenda ainda a estar em lugares seguro principalmente quando está chovendo e com trovoadas. Reforçar a cobertura das casas para evitar a destruição de tectos e outros perigos de vida, acrescentou a governante.
“ É importante que busquemos abrigos seguros em casos de haver chuvas com trovoadas. Sabemos que os raios causam mortes, ferimentos e outro sofrimento. Portanto, vamos colaborar para evitarmos perdas de vidas humanas e destruição das nossas residências”.
As chuvas torrenciais acompanhadas de trovoadas que desde meados de Dezembro já inundaram extensas áreas com culturas diversas, principalmente em zonas baixas.
Diversas infra-estruturas ficaram destruídas, desde residências, muros de vedação e até vias de acesso.
Em alguns distritos atravessados pelos principais cursos de águas há ocorrência de inundações.
No entanto, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) accionou, desde o início da época chuvosa, os comités de gestão de riscos de calamidades em quase todos os distritos afectados para trabalhos de buscas e salvamento.
Aliás, também mobilizou kits de assistência às vítimas da inundação ou para qualquer tipo de desastres durante a época chuvosa.
Na província de Manica, os distritos mais críticos são Tambara e Sussundenga, atravessados pelos rios Zambeze e Lucite.
Também atravessam a província de Manica, os rios Púnguè, Búzi, entre outros cursos de água.
(AIM)
Nestor Magado (NM)
