
Chimoio (Moçambique), 15 Jul (AIM) – A governadora da província de Manica, centro de Moçambique, Francisca Tomás, desafia o recém-nomeado administrador do distrito de Chimoio, João Nataniel, a ser um verdadeiro servidor público e o principal actor na atração de investimento para a melhoria das condições de vida da população.
Francisca Tomás falava hoje (15), na cidade de Chimoio, na cerimónia de transmissão de poderes e apresentação pública de João Nataniel.
O recém-empossado administrador do distrito de Chimoio era técnico de uma das áreas no município de Dondo, no distrito do mesmo nome, na província de Sofala, e substitui Daniel Andicene, que assumiu o mesmo cargo durante dez anos, ora transferido para o distrito de Changara, na província central de Tete.
Segundo a governadora, a movimentação de quadros insere-se no contexto de reestruturação e renovação da Administração Pública, e visa conferir uma nova dinâmica no processo e no novo ciclo de governação.
“E para que esta dinâmica que se pretende possa lograr melhores resultados, será de extrema importância a participação de todos na busca de soluções para os problemas e desafios por forma a assegurar o contínuo desenvolvimento do distrito de Chimoio”, referiu Francisco Tomás.
Recordou que o distrito de Chimoio possui enormes potencialidades agro-ecológicas, com destaque para a sua cintura verde, com condições propícias para a prática da agricultura, da piscicultura e criação de animais, tendo em conta o extenso e diversificado mercado existente.
“Portanto, devemos ser ágeis na busca de soluções dos problemas que afectam a população”, recomendou.
Acrescentou que a localização geográfica da capital da província e ao longo do corredor da Beira, atravessado pela EN-6, pela linha férrea Beira – Machipanda e a existência de um aeroporto que constitui um eixo de conexão entre a província e o mundo, conferem ao distrito de Chimoio um importante pólo estratégico para o desenvolvimento de qualquer actividade económica.
“Olhando para este potencial todo, é de extrema importância a criação de um ambiente favorável a negócios, o que irá possibilitar a atracção de mais investimentos nacionais e estrangeiros para os sectores produtivos, com destaque para a instalação de unidades de processamento, o que irá possibilitar o alargamento da base de receitas e a criação de mais postos de trabalho para os nossos jovens” sublinhou.
Afirmou, ainda, ser importante que o novo administrador se prime por uma liderança menos burocrática e mais célere na tramitação dos processos, com vista a assegurar que as intenções de investimentos manifestadas pelo sector empresarial sejam materializadas o mais rápido possível.
“O diálogo permanente com todos os extractos sociais, sem olhar para a cor partidária, nível académico ou social com o intuito de auscultar as suas preocupações, deverá constar no topo das suas prioridades, apostando numa governação centrada na comunidade, o que irá lhe permitir colher subsídios valiosos para o sucesso da sua acção governativa”, instou.
Disse que é importante que o governo do distrito desencadeia acções por forma a responder, com celeridade e eficácia, os desafios com os quais se debate a população do distrito de Chimoio, tendo em conta as dinâmicas actuais de desenvolvimento,
“Me refiro à necessidade de conjugação de sinergias com o Conselho Autárquico da Cidade visando a construção de mais infraestruturas sociais como centros de saúde, salas de aulas, fontes de água, para dar cobro ao aumento populacional que o distrito tem vindo a registar nos últimos tempos” destacou.
No sector agrícola, defendeu ser importante o fortalecimento e a capitalização dos pequenos agricultores, através da assistência técnica e provisão de insumos agrários para aumentar os níveis de produção e de produtividade de hortícolas e outros produtos, para abastecer o mercado local.
Na área social, segundo Francisca Tomás, Nataniel deverá priorizar acções que resultem no aumento da capacidade de assistência aos grupos sociais vulneráveis, como idosos e crianças, bem como no empoderamento das mulheres e jovens, através da alocação de kits de auto-emprego e financiamento às iniciativas geradoras de renda.
No entanto, João Nataniel comprometeu-se em prosseguir com os trabalhos deixados pelo seu antecessor e pediu o apoio da população de Chimoio na missão que lhe é confiada de servir a população.
“Como fizeram com o antigo administrador, espero receber o vosso apoio e, juntamente, conduzimos os destinos deste barco. O distrito é nosso e vamos trabalhar”, referiu.
Na hora da despedida, Daniel Andicene disse sair de Chimoio com o sentimento de missão cumprida e que esta cidade continua a ser a sua principal “residência”, por ser onde aprendeu a governar um território.
“Quero agradecer o apoio que me deram durante os cerca de dez anos na direção dos destinos da cidade de Chimoio. Não estive aqui porque sou esperto. É porque tive o vosso apoio. Aprendi muito. Os meus agradecimentos vão para a governadora da província de Manica, Francisca Tomás, que sempre me ensinou a saber ser e estar. Aprendi muito porque a governadora é uma verdadeira mãe”, disse Andicene.
“Também agradeço a minha família, aos líderes religiosos e comunitários. A todos os colegas de trabalho. Espero que, tal como me apoiaram, ajudem o novo administrador para que tenha muitos sucessos nesta nova missão de servir a população de Chimoio”, concluiu.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /dt