Desfile cultural na cerimónia inaugural da XI edição do Festival Nacional da Cultura, que decorre sob o lema “Cultura, a Força que une a Nação Rumo ao Desenvolvimento” . Foto de Santos Vilanculos (1)
Tete (Moçambique), 17 de Ago (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, dirige esta segunda-feira (18), na cidade de Tete, província com mesmo nome, em Moçambique, a cerimónia inaugural da XII edição do Festival Nacional da Cultura.
Os organizadores do festival, que se realiza sob lema “50 Anos Consolidando a Unidade Nacional e a Paz Através da Cultura”, esperam receber cerca de mil artistas e uma variedade de expressões culturais que deverão ser apresentadas durante os próximos cinco dias.
“A cerimónia de abertura contará com um bailado coreográfico com 1.000 artistas, evocando os marcos dos 50 anos da nossa história da independência nacional, simbolizando a contribuição de cada Presidente da República na construção de uma nação inclusiva, plural e reconciliada com o seu passado e suas esperanças para o futuro”, refere um comunicado do Ministério da Educação e Cultura.
A presente edição traz o Canto Coral como a grande novidade no rol das expressões culturais predominantes e que caracterizam o evento ao longo dos anos.
Com 11 delegações provinciais presentes, cada delegação vai apresentar dez manifestações culturais que melhor expõem o mosaico cultural da respectiva província.
(AIM)
Sc
