Rio Incomati
Maputo, 13 Jan (AIM) – A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH), no Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) alerta ao risco moderado e alto de ocorrência de cheias nas Bacias hidrográficas dos rios Incomáti e Búzi face as previsões meteorológicas e a situação hidrológica que prevalece em todo o país.
Uma nota da DNGRH, que a AIM teve acesso refere que face a situação prevê-se o agravamento de inundações nas zonas baixas da Bacia do Búzi devido a passagem da onda de cheia na estacão de Goonda.
Para as próximas 48 horas o incremento significativo do volume de escoamento na bacia hidrográfica de Incomáti.
A nota indica como áreas de impacto na zona centro a Bacia hidrográfica do Búzi, nos assentamentos humanos ribeirinhos, áreas agrícolas e condicionamento da transitabilidade rodoviária, nos trocos Estaquinha-Nova Sofala, Guara-Guara-Vila do Búzi.
“Na região sul, a Bacia hidrográfica do Incomáti afectando áreas agrícolas no posto Administrativo da Ilha Josina Machel e de Xinavane, nas localidades de 25 de Setembro e Eduardo Mondlane, condicionando a transitabilidade em vias de acesso terciárias”, lê-se na nota.
Por isso, a DNGRH recomenda a tomada de precauções como: Evitar a travessia do leito dos rios Búzi, Limpopo, Incomáti, Umbelúzi e Maputo; e O acompanhamento da informação emitida pelas entidades competentes.
(AIM)
FG /sg
