
Presidente da República, Filipe Nyusi, (no centro) com membros da comunidade moçambicana residentes no Zimbabwe.
Maputo, 19 Mai (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi convida os compatriotas residentes no Zimbabwe para participarem na construção de Moçambique e nunca perderem o espírito patriota.
Nyusi fez o convite esta quinta-feira (18) durante um encontro com a comunidade moçambicana residente no Zimbabwe no âmbito da visita de Estado de três dias à aquele país.
Nyusi disse que os compatriotas residentes no Zimbabwe devem continuar unidos e a representar a pátria moçambicana com dignidade e responsabilidade.
“Nos momentos que puderem, dias nacionais entre outros onde vocês partilham a experiência e conversas identifiquem-se com a vossa nacionalidade”, disse Nyusi.
“Continuo a apelar para se inscreverem e se apresentarem junto da embaixada. Juntem-se em associações, para melhorar algumas actividades que fazem, para encontrarem rapidamente de forma competitiva o mercado para os vossos produtos, porque o maior embaixador de Moçambique não é o Cigarro, são vocês”, acrescentou.
O governante salientou que “como agora estão a nos ajudar, continuem a ser melhores representantes e embaixadores de Moçambique, nos bairros e nas províncias onde residem”.
No encontro, o chefe do Estado ouviu as preocupações dos moçambicanos e uma das inquietações colocadas tem a ver com a oportunidade de emprego após a formação.
Sobre o assunto, Nyusi referiu que o empreendedorismo é uma das apostas do governo.
“Não esperem que alguém venha dizer “tenho emprego aqui, há isso para fazer” … apostem no auto emprego, que é o que está a acontecer, pois muitos jovens recebem kit’s através da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE)”, vincou.
A visita está a ser marcada por encontros e conversações entre as duas delegações no âmbito do aprofundamento nas relações entre os dois países.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/sg