Maputo, 24 Jun (AIM) – O presidente do Ruanda, Paul Kagame, endereçou uma mensagem de saudação ao seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, no âmbito do encerramento do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) da Força residual da Renamo.
Na mensagem, citada na página oficial de Nyusi no Facebook, Kagame destaca que “a paz depende da atitude de cada moçambicano”.
“Parabéns ao meu irmão Presidente Filipe Nyusi e ao povo moçambicano pela bem-sucedida implementação da fase do Desarmamento, Desmobilização no processo do DDR dos ex-guerrilheiros da Renamo, dando um marco importante para a conclusão do processo de paz moçambicano”, escreve Kagame.
Acrescenta que “Não pude estar lá hoje (sexta-feira) como o planeado, mas desejo a si e ao povo moçambicano o sucesso contínuo’.
A cerimónia que marcou o fim do processo DDR, realizada esta sexta-feira (23), em Maputo, foi antecedida do encerramento, no dia 15 de Junho corrente, da última base dos ex-guerrilheiros da Renamo, em Vunduzi, distrito de Gorongosa, província central moçambicana de Sofala.
(AIM)
dt
Relacionadas
2025-01-24