
Kigali, 20 Ago (AIM) – O presidente ruandês, Paul Kagame, anunciou terça-feira que vai concorrer para o quarto mandato nas eleições presidenciais agendadas para o próximo ano.
“Sim, sou realmente candidato”, disse Kagame, falando à revista Jeune Afrique.
Respondendo a uma pergunta sobre o que o Ocidente pensaria sobre sua decisão de concorrer novamente, Kagame disse: “Sinto muito pelo Ocidente, mas aquilo que o Ocidente acha que não é meu problema”.
Disse ainda, “Estou feliz com a confiança que os ruandeses depositam em mim. Eu sempre os servirei, tanto quanto eu puder”.
Em Abril do ano em curso, Kagame disse que estava ansioso para se aposentar e deixar o poder depois de 23 anos no cargo.
O partido no poder em Ruanda, a Frente Patriótica de Ruanda (RPF), reelegeu em Abril do ano em curso Kagame como presidente do partido.
Kagame lidera o partido RPF desde 1998, tendo chegado ao poder da nação da África Oriental desde 2000.
Em 2015 por meio de um referendo foi aprovada uma emenda constitucional que revoga o limite de dois mandatos para os presidentes.
Segundo a BBC, Ruanda, sob o comando do Kagame, goza de uma relativa estabilidade política, embora os seus críticos e grupos de direitos humanos acusam o seu governo de limitar as liberdades políticas.
(AIM)
BBC/ZT