Maputo, 21 Set (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manteve quarta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos de América (EUA), um encontro com o director do Programa de Desenvolvimento Digital da Microsoft, André de Aragão Azevedo, com quem discutiu sobre a possibilidade de cooperação na transformação digital.
A Microsoft criou um novo programa de desenvolvimento digital com o objectivo de apoiar os países em desenvolvimento na aceleração da digitalização.
“O meu Governo tem a agenda da transformação digital como uma das prioridades, e foi por isso que solicitei este encontro para discutirmos como a Microsoft pode avançar no investimento nesta área em Moçambique”, escreveu Nyusi na sua página oficial do Facebook.
Segundo Nyusi, o director do Programa informou-lhe que estão neste momento a identificar os primeiros países com quem vão trabalhar, sendo o primeiro ano da iniciativa. “Garantiu-nos que Moçambique está na linha da frente.”
Numa outra publicação, Nyusi afirmou ter partilhado com o Presidente norte-americano, Joe Biden, e outros Chefes de Estado a experiência do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros da Renamo e a missão moçambicana no Conselho de Segurança da ONU como membro não-permanente.
O facto ocorreu durante a recepção oferecida pelo seu homólogo americano e esposa.
“Na companhia da minha esposa, partilhei com outros estadistas os desafios de Moçambique, em particular a nossa experiência do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros da Renamo e a nossa missão no Conselho de Segurança da ONU como membro não-permanente”, revelou Nyusi.
Disse ainda ter abordado igualmente aspectos de desenvolvimento de Moçambique.
(AIM)
dt/mz
Relacionadas
2024-11-07