Maputo, 26 Out (AIM) – O secretário geral da Frelimo, Roque Silva, considera que os resultados eleitorais apresentados esta quinta-feira (26) pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) são fruto do trabalho árduo realizado por esta formação política junto ao seu eleitorado.
Por isso, Roque Silva diz que o partido vai procurar consolidar a confiança que os moçambicanos têm depositado nesta formação política desde a instituição da democracia em Moçambique.
“Os resultados apresentados hoje não são fruto de 15 dias de campanha eleitoral apenas, não são fruto do trabalho feito apenas no dia 11 de Outubro, são fruto de todo um trabalho que foi estruturado desde as eleições autárquicas de 2018 baseado no lema segundo o qual “A Vitória Prepara-se, a Vitória Formaliza-se”, disse.
“Por isso, queremos agradecer a todos aqueles que depositaram o seu voto de confiança a Frelimo, agradecer aos membros e militantes da Frelimo”, acrescentou.
O secretário-geral da Frelimo afirmou que o partido está ciente dos recursos eleitorais que aguardam a decisão dos órgãos da justiça.
“Estamos conscientes de que o processo de confirmação de resultados ainda não terminou, caberá ao Conselho Constitucional a proclamação dos resultados. Mas também temos consciência de que ainda há processos que correm em trâmites em tribunais e no Conselho Constitucional.
Garantiu que a Frelimo continuará a aguardar com muita serenidade pelo desfecho dos processos referidos. “E como sempre temos dito, respeitaremos as decisões que forem tomadas pelas instituições que têm competências de as tomar”.
Silva aproveitou a ocasião para congratular aos membros e militantes da Frelimo pelo trabalho desenvolvido para ajudar as populações durante a pandemia da Covid–19. Outros momentos dramáticos ocorreram nos distritos de Mocímboa da Praia, Palma e outros, na provincia de Cabo Delgado, onde depois dos depois dos ataques os membros estavam lá presentes para a consolar e apoiar a população.
Os resultados das VI Eleições Autárquicas anunciados hoje pela CNE dão vitória folgada da Frelimo ao conquistar 64 das 65 autarquias em disputa em Moçambique.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/sg