
Presidente da República, Filipe Nyusi, recebe em audiência Ministro do Petróleo e Gás Natural da Índia, Dardeep Puri
Maputo, 30 Out (AIM) – Moçambique e Índia projectam um aumento das trocas comerciais, actualmente estimadas em cerca de cinco biliões de dólares, anunciou hoje o Ministro do Petróleo e Gás Natural daquela país asiático, Dardeep Puri.
“As trocas comercias entre os nossos países giram em torno de cinco biliões de dólares, mas acredito que existe um grande potencial para crescer muito mais”, disse o governante indiano em declarações à imprensa minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida hoje (30), em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Aliás, disse Puri, “o investimento da Índia no sector de energia em Moçambique ascende a cerca de 11 biliões de dólares e com tendência a crescer.
Por isso, também abordou a possibilidade de ajudar Moçambique a produzir biocombustíveis face o seu elevado potencial.
O convite não surge por acaso pois a India é um dos membros fundadores da Aliança Global de Biocombustíveis que também integra o Brasil os Estados Unidos.
A iniciativa, apresentada neste na Cimeira do G20, em Nova Deli, India, tem como objectivo Fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis no mundo.
Disse que além do investimento no sector energético Nyusi manifestou o interesse de Moçambique de investir noutros sectores de actividade tais como fornecimento de meios circulantes, produção agrícolas, entre outras.
“Estamos a procura de outras áreas de investimento para que as nossas relações sejam mais vibrantes”, acrescentou.
Puri fez questão de referir que as relações entre Moçambique e India datam há vários séculos.
(AIM)
sg