Maputo, 09 Nov (AIM) – A plataforma juvenil empresarial designada “Meu Negócio, Minha Família” pretende impulsionar a inclusão financeira para jovens e mulheres, através de um ciclo de eventos visando discutir aspectos ligados a este segmento populacional na criação de uma cultura de negócios frutíferos e lucrativos ao nível das famílias.
Para o efeito, realizou-se hoje, em Maputo, a I Conferência Nacional Sobre Negócio nos Núcleos Familiares, um evento que decorreu sob o lema: “Empoderamento da Mulher e seu Papel no Processo de Tomada de Decisões a Nível da Família”.
A conferência juntou, para discussões e palestras, mulheres e jovens universitários finalistas com alguma vocação para certos negócios.
“A conferência tem a ver com negócios nos núcleos familiares e abrange não só mulheres, mas também jovens e universitários finalistas que têm alguma vocação para certos negócios e que precisam de buscar conhecimento”, disse Kátia Bevene, fundadora da plataforma.
Com a plataforma, segundo a fonte, “pretende-se alavancar a toda a camada juvenil e aumentar o índice de emprego e empregabilidade, sustentável para os jovens.”
Na ocasião foi assinado um memorando de entendimento entre a plataforma juvenil empresarial e o Instituto Superior de Formação Investigação e Ciência (ISFIC), que se traduziu, simultaneamente, na disponibilização de duas bolsas de estudo, por parte da ISFIC, como forma de ajudar os jovens na busca e enriquecimento dos seus conhecimentos.
A representante do ISFIC, Arminda João, disse que a instituição que dirige abraçou a iniciativa da plataforma juvenil por se tratar de “uma causa de família”.
Por isso, “assinar este memorando para nós é uma mais-valia, porque iremos, mais adiante, desenvolver projectos e acções que permitam que a comunidade moçambicana passe a trabalhar com esta componente família, o que é extremamente importante.”
Participaram no evento, de um dia e que teve lugar na cidade de Maputo, especialistas de várias áreas de actividade, dos quais se espera a partilha de conhecimentos, experiências e inspirar diferentes públicos ávidos em abraçar iniciativas de geração de renda e crescimento económico.
(AIM)
Sc/dt