Maputo, 20 Dez (AIM) – O chefe da bancada parlamentar da Frelimo, partido no poder em Moçambique, deplora o comportamento demonstrado hoje (20) pelos deputados da Renamo, o maior partido da oposição, durante a apresentação do Informe Sobre a Situação Geral do Estado da Nação 2023 pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Sérgio Pantie exprimiu o sentimento hoje (20), em Maputo, minutos após o término do evento, que foi marcado por apupos e apitos da bancada da Renamo, que tudo fez para inviabilizar a apresentação do documento.
“A nota menor, e que foi uma vergonha, é que a Renamo foi igual a ela mesma, o mau comportamento que ela mostrou aqui não dignifica a própria Renamo, seus membros e simpatizantes e também afecta a imagem da Assembleia da República que deve ser erguida como a Casa do Povo”, disse Pantie, à.
Referiu que, infelizmente a Renamo continua igual a si mesma, como o povo moçambicano foi capaz testemunhar, durante o período de três que durou a presentação.
“Apesar do barrulho, da arruaça, o povo em todo o país a partir da rádio e da televisão conseguiu acompanhar na íntegra do princípio ao fim a intervenção do Presidente da República. Está de parabéns o Presidente e o nosso povo todo”, disse.
Sobre a apresentação, o chefe da bancada parlamentar da Frelimo disse que o Presidente da República fez uma radiografia do país de forma objectiva e mostrou aquilo que os moçambicanos estão a fazer conduzidos pelo governo da Frelimo.
“É uma análise muito sincera do país, mostra aquilo que estamos a ter como avanços, mas também o Presidente não deixou de colocar alguns desafios que temos no país”, avançou.
Exortou para que todos os moçambicanos se unam nesta grande batalha para a construção da nação moçambicana, para o desenvolvimento económico, para o reforço da unidade nacional sobretudo a manutenção e consolidação da paz.
(AIM)
FG/sg