Maputo, 30 Jan (AIM) – A directora executiva do Programa Mundial de Alimentação (PMA), Cindy MacCain, garante que a instituição que dirige está a trabalhar intensamente para fazer face aos impactos negativos do fenómeno El Niño em Moçambique, de forma a providenciar todo o apoio necessário, em tempo útil.
Falando a jornalistas após uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado moçambicano, em Roma (Itália), MacCain explicou que o trabalho incide, sobretudo na componente da previsão.
“Nós temos estado a trabalhar intensamente, sobretudo na previsão, para que possamos saber onde é que este fenómeno vai afectar mais e colocarmos os alimentos e todos os meios de apoio para que imediatamente se possam fazer chegar”, disse.
Neste aspecto, segundo a fonte, o governo moçambicano tem sido muito colaborativo. “Por isso, temos estado a ser bem-sucedidos na realização dessas acções.”
Recordou que, neste momento, o PMA e Moçambique celebram 44 anos de cooperação. “Estamos orgulhosos pelo apoio que temos estado a prestar ao país, em termos de assistência humanitária ou alimentar, bem como na criação de resiliência nas pessoas para que tenham capacidade de susterem-se em caso de emergências ou desastres.”
O Presidente moçambicano encontra-se em Roma para participar na cimeira Itália-África, evento de dois dias com início no domingo último.
O evento é promovido pela Itália, com objectivo de reforçar a cooperação entre aquele país europeu e o continente africano, sobretudo na cooperação energética, construção de infra-estruturas, e a promoção de emprego visando o combate a emigração ilegal para a Europa bem como a promoção da cultura.
(AIM)
dt/sg