Maputo, 07 Fev (AIM) – O novo presidente do Conselho Municipal de Maputo, Razaque Manhique, tomou posse hoje, uma cerimónia solene dirigida pela presidente da Assembleia Municipal (AIM), Maria Nhancale.
A tomada de posse de Manhique surge após a homologação dos resultados das sextas eleições autárquicas de 11 de Outubro último, que deram vitória à Razaque Manhique, o cabeça-de-lista da Frelimo, partido no poder, para a cidade de Maputo.
A investudura de Manhique foi antecedida pela tomada de posse dos 70 membros da Assembleia Municipal (AM) presentes na 1ª sessão extraordinária.
Dirigida pela juiz-presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, Gracinda Muiambo, o acto foi testemunhado pela ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana, na qualidade de mandatária do Presidente da República, Filipe Nyusi.
Logo após ter sido legalmente composta, a AM elegeu, de imediato, como presidente, Maria Nhancale, da bancada da Frelimo.
No escrutínio, por voto secreto, Nhancale obteve 36 votos à favor, contra 30 de António Timba, o seu principal oponente da Renamo.
Elísio Freitas, candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) a segunda formação política da oposição, amealhou apenas quatro votos, o mesmo número de membros da sua bancada municipal de Maputo.
Houve um (01) voto inválido.
O cabeça-de-lista da Renamo derrotado, Venâncio Mondlane, não participou na cerimónia. Mondlane continua deputado da Assembleia da República, o parlamento moçambicano, e não renunciou o mandato.
O presidente do Conselho Municipal de Maputo convocou a 1ª sessão ordinária para quinta-feira (08).
A AM de Maputo é composta por 71 membros, dos quais 37 da Frelimo, 30 da Renamo, e quatro do MDM.
(AIM)
Ac/sg