Maputo, 22 Fev (AIM) – O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) vai apoiar a capacitação e assistência técnica às Micro, Pequenas, e Médias Empresas (MPMEs) que actuam no sector industrial em Moçambique.
A capacitação com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
As empresas beneficiárias são as operam no sector do agronegócio, turismo, artesanato, bem como outras que actuam no desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis. Cada empresa terá direito a uma capacitação até um máximo de dois mil dólares.
A informação foi partilhada na manhã de hoje (22) em Maputo pelo director do Serviço de Desenvolvimento Técnico e Competitividade do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), Ramatane Ernesto.
“A ajuda é em bens e serviços. O projecto suporta os custos de aquisição de equipamentos para os processos produtivos, desenho da imagem da empresa, certificação da empresa, certificação do produto, código de barras, etc”, disse Ernesto à imprensa a margem do segundo Comité de Coordenação Conjunta (CCC) do projecto CaDUP KAIZEN intitulado “Cada Distrito um Produto” para o Desenvolvimento da Indústria Local.
A ideia é desenvolver um modelo de assistência técnica integrado e inclusivo que permita as MPMEs melhorarem a produtividade e imagem dos seus produtos, algo que vai impactar na melhoria da competitividade dos produtos a nível do mercado nacional e internacional.
“Temos de dotar as nossas MPMEs para que estejam preparadas ao desafios da competitividade”, realçou.
O projecto tem como foco a capital moçambicano, e as província de Maputo e Manica.
“Neste momento seleccionámos 75 MPMEs, mas há um foco dedicado de 15 empresas modelo que estamos a desenvolver aspectos cruciais para a melhoria da competitividade. Estas têm apoio directo face ao seu potencial de escalabilidade, imagem e confiabilidade de produto”, explica.
No projecto piloto, participaram 255 MPMEs tendo sido seleccionadas 75 e consolidadas 15 modelos.
A ideia é nos próximos quatro ciclos desenvolver 60 empresas modelo com apoio directo dos recursos existente. As outras continuarão a beneficiar de outras assistências”.
A assistência técnica do Projecto para Desenvolvimento da Indústria Local é feita através do (CaDUP-Kaizen). No presente ano, prevê-se a capacitação de oito técnicos no Japão durante um período de cerca de um mês.
(AIM)
CC/sg