Maputo, 05 Mar (AIM) – A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) vai instalar brevemente unidades caninas nos Aeroportos de Pemba, na província de Cabo Delgado, Nacala e Nampula na província com o mesmo nome, região norte do país para o combate aos crimes contra a vida selvagem.
Para o efeito, a ANAC assinou segunda-feira (04) um memorando de entendimento com a Empresa Aeroportos de Moçambique.
Em comunicado enviado a AIM, o coordenador da Direcção Geral da ANAC, Jorge Fernando, diz tratar-se de uma iniciativa que deverá ser replicada por todo o país.
“Este memorando mostra o comprometimento do Estado moçambicano e do governo de Moçambique na prevenção de combate aos crimes contra a vida selvagem no país e vai se estender por todo país, nos aeroportos internacionais as unidades caninas que a ANAC vem criando ao longo deste tempo”, disse.
Segundo Fernando, é uma iniciativa de suma importância para a protecção da vida selvagem, bem como para a promoção da imagem do país na arena internacional uma vez que os aeroportos nacionais não poderão mais ser usados como ponto de trânsito de produto de fauna ilegais.
O Presidente do Conselho de Administração da empresa Aeroportos de Moçambique, Américo Muchanga, disse por seu turno que o memorando vai evitar a exportação ilegal de espécies proibidas de fauna bravia através dos aeroportos internacionais do país.
“A assinatura deste acordo, não é nada mais que uma parceria que nós tínhamos com a ANAC, um órgão importante para segurança da aviação civil e como tal, já esta trabalhar connosco no Aeroporto Internacional de Maputo, e através deste memorando queremos expandir essa sua acção para os outros aeroportos”, disse.
Admitiu que o país tem “muitos pontos de entrada e também de saída (de espécies), e nestes pontos há necessidade de controlar, aquilo pode criar perigo para navegação áerea, mas sobretudo assegurar que as espécies proibidas da nossa fauna bravia não possa ser exportada ou levada para estrangeiro de forma ilícita”.
Sublinhou o papel crucial da ANAC para ajudar o país a mitigar o risco e a expansão para os outros aeroportos deste mal.
“Para nós será fundamental para assegurar que o nosso país esteja ada vez mais protegido deste tipo de crime que pode ocorrer através das fronteiras aéreas”, realcou.
Actualmente está em funcionamento a Unidade Canina do Aeroporto Internacional de Maputo.
Celebra-se este ano, o Dia Mundial da Vida Selvagem, as comemorações vão decorrer sob o lema “Conectando Pessoas e o Planeta, Explorando Inovação Digital na Conservação da Vida Selvagem”, que destaca a necessidade crucial de unir esforços em prol da conservação, aproveitando as tecnologias digitais como ferramentas poderosas nesse processo.
(AIM)
CC/sg