Maputo, 05 Mar (AIM) – Arrancou hoje em todo o território moçambicano a campanha de educação cívica para as VII eleições Presidenciais, Legislativas e das IV Assembleias Provinciais a ter lugar a 09 de Outubro próximo, um exercício que devera contar com a participação de 6.800 agentes.
Segundo o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Carlos Matsinhe, eleger e ser eleito são direitos consagrados na Constituição da República de Moçambique, e votar é um dever, um acto cívico que permite ao cidadão participar na vida política, económica e social do país.
“Dirijo -me a vós, neste acto de lançamento da campanha de educação cívica eleitoral, um dos momentos cruciais do processo, pois constitui a condição chave e indispensável para o sucesso de todo processo eleitoral e de exercício consciente do seu dever e direito a voto”, disse Matsinhe, no lançamento oficial um acto oque teve lugar esta manha em Maputo.
Os 6.800 agentes cívicos eleitorais espalhados por todo país irão trabalhar com recurso a unidades móveis de mobilização social (viaturas equipadas com som e megafones) no sentido de tornar a mensagem mais abrangente.
A semelhança de outros cantos do país, a província de Cabo Delgado, está igualmente a efectuar a educação cívica eleitoral, de forma que o recenseamento decorra normalmente.
Matsinhe explicou que as eleições presidenciais e legislativas vão decorrer em todo o território nacional e no estrangeiro, enquanto as dos membros das assembleias provinciais e de governador de província terão lugar apenas no território nacional.
O decreto número 7/2024 de 16 de Fevereiro, fixa o período de 15 de Março à 28 de Abril de 2024 para realização do recenseamento eleitoral de raiz no território nacional, nos distritos sem autarquias locais e actualização nos distritos com autarquias.
O governo fixou igualmente 30 de Março à 28 de Abril do presente ano a realização do recenseamento eleitoral de raiz no estrangeiro.
Matsinhe, exorta a população no sentido de colaborar com os agentes cívicos, acatando às mensagens dirigidas e sua participação no recenseamento eleitoral.
(AIM)
MR/sg