Gurúè (Moçambique), 08 Março (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou hoje, no distrito de Gurúè, a primeira pedra para a asfaltagem das estradas Lioma-Mutuali e Gurúè-Nampevo.
O projecto inclui a manutenção periódica das estradas Nampevo-Gúruè e Majaua-Milange-Molumbo-Mugomo e vai facilitar a circulação de pessoas e bens entre as províncias da Zambézia e Nampula
As obras são financiadas pelo governo moçambicano em parceria com a União Europeia.
Trata-se dos lotes 2 e 3 de um projecto que se enquadra na iniciativa Promove Transporte, que consiste na reabilitação e manutenção de estradas rurais na província da Zambézia, nomeadamente obras de asfaltagem de 50 quilómetros da estrada N103 (Lioma-Mutuali, este último em Nampula), lote 2; melhoramento e resselagem de 125 quilómetros da estrada N103 (Nampevo-Gúruè); e asfaltagem e manutenção periódica de algumas secções da estrada R650 (Majaua-Milange-Molumbo-Mugomo), lote 3.
O desenvolvimento dos lotes 2 e 3 inclui algumas medidas de acompanhamento, entre as quais a construção de cinco blocos de salas de aulas e respectivos blocos administrativos, construção de muros de vedação em nove escolas, abertura de 15 furos de água e plantio de árvores.
Na ocasião, Nyusi agradeceu à União Europeia “que tem nos acompanhado para o desenvolvimento do país neste tipo de empreitadas, mesmo em momentos difíceis.”
O governador da Zambézia, Pio Matos, manifestou o seu compromisso de assegurar que os trabalhos de construção, reabilitação e manutenção das estradas decorram num ambiente de tranquilidade e de paz.
Pio Matos reiterou que a melhoria das vias de acesso nas zonas rurais vai permitir o escoamento dos produtos como a macadâmia do Gurué, para o exterior, pois este distrito configura-se como o maior produtor.
Na ocasião, o embaixador da União Europeia assumiu continuar a trabalhar com o país e sublinhou que, esse compromisso da União Europeia coloca-se nas estratégias de parcerias global para criar e fortalecer conectividades com países com países parceiros, como Moçambique. Assim, as estradas são o exemplo claro desse compromisso para fortalecer essas conectividades.
“A parceria com Moçambique abrange também, áreas prioritárias como o sector da segurança e da luta com o fenómeno do terrorismo em Cabo Delgado, bem como na ajuda humanitária e, noutros sectores-chave de desenvolvimento económico. O bem-estar de Moçambique é também o bem-estar da União Europeia”, frisou o embaixador.
(AIM)
NL/sg