
Presidente zambiano, Hakainde Hichilema
Maputo, 19 Mar (AIM) – O Presidente zambiano, Hakainde Hichilema, sublinhou a importância das missões de paz na manutenção da estabilidade regional e global.
Hichilema destacou que a paz e a unidade são pilares essenciais para o desenvolvimento económico sustentável e considerou os conflitos em curso em Moçambique e República Democrática do Congo (RDC) como sendo uma preocupação séria para todos os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O Presidente zambiano falava quando uma delegação do secretariado da SADC o visitou, segunda-feira (18) na State House em Lusaka, na sua qualidade de Presidente do órgão da SADC sobre Cooperação em Política, Defesa e Segurança.
Segundo o jornal “Lusaka Times”, a delegação composta por comandantes de força tanto para a missão da SADC na RDC como para a missão da SADC em Moçambique, foi liderada por Kula Thelestsane que é o Director do Órgão da SADC para Assuntos de Política, Defesa e Segurança e Mpho Molomo que é o Chefe da missão da SADC em Moçambique.
O Secretariado da SADC está no país para informar o Presidente Hichilema sobre a situação de segurança nos dois países onde a SADC destacou missões.
Na ocasião, Hichilema apelou a intensificação das intervenções para pôr fim aos conflitos nos dois países.
“Precisamos de proteger a nossa região. A paz e a estabilidade são pré-requisitos fundamentais da nossa agenda de desenvolvimento”, disse o estadista citado pelo “Lusaka Times” na sua página online.
“Eu tenho dito consistentemente que se houver instabilidade nos nossos países individuais, ela se espalhará para outros países, criando distorções adicionais”, realçou.
Hichilema disse que a SADC deve permanecer estável para ancorar o processo de desenvolvimento da região.
As declarações de Hichilema surgem numa altura em que a capital zambiana, Lusaka, se prepara para acolher, ainda esta semana, a Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão e da SADC, mais os países contribuintes com efectivos para as missões militares em Moçambique (SAMIM) e na RDC.
E nas suas breves informações ao Presidente do Órgão, o Professor Theletsane disse que nenhum desenvolvimento significativo pode ser alcançado num ambiente instável.
Anotou que os investidores preferem um ambiente de negócios mais amigável e pacífico para realizar qualquer forma de investimento.
A reunião contou com a presença dos Comandantes da Defesa da Zâmbia, do Ministro dos Assuntos Internos e da Segurança Interna, Jack Mwiimbu, do Ministro dos Negócios Estrangeiros em exercício, Mulambo Haimbe e do Ministro da Defesa, Ambrose Lufuma.
(AIM)
Lusaka Times/dt