
Edil de Maputo, Razaque Manhique (a direita) e PCA da Vodacom inauguram praça digital no Jardim Tunduro
Maputo, 20 Mar (AIM)- O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Autoridade Reguladora das Telecomunicações no país, projecta instalar internet em 620 estabelecimentos do ensino durante o presente ano, através de uma parceria com a empresa de telefonia móvel, Vodacom.
O facto foi anunciado na manhã de hoje (20) pelo administrador executivo do INCM, Constâncio Trigo, durante a cerimónia oficial de entrega pública de três Praças Digitais de acesso gratuito à internet.
“Ainda no presente ano a INCM vai instalar internet em 620 estabelecimentos do ensino em todo país que incluem universidades, institutos técnicos e escolas secundárias”, disse.
Na ocasião, Trigo disse ainda que no quadro da implementação de iniciativas das bibliotecas digitais, o INCM, fez a entrega de 11 em alguns municípios do país e na sede distrital da Moamba, na província de Maputo.
“O INCM está igualmente a implementar a iniciativa das bibliotecas digitais onde os cidadãos podem aceder à acervos bibliográficos do conteúdo variado em formato digita. Até ao momento já foram entregue 11 bibliotecas digitais aos municípios da Beira, Nampula, Quelimane, Tete, Pemba, Boane, Monapo, Moeda e a sede do distrito da Moamba”, disse.
O INCM projecta, ainda neste ano, entregar oito bibliotecas digitais nos Municípios de Xai-Xai, Inhambane, Massinga, Majancaze na região sul do país, assim como nos municípios de Chimoio, vila de Manica na região centro e Lichinga, e Marrupa na província de Niassa, na região norte.
Com a implementação destes projectos, Trigo diz que o INCM pretende massificar cada vez mais o acesso a internet, promover uma maior inclusão digital e criar centros de aprendizagem e inovação.
Refira se que até ao presente momento, o INCM já instalou praças digitais em cerca 58 municípios e 31 sedes distritais. A meta é instalar praças digitais em todos os municípios e sedes distritais do país, promovendo desta forma a inclusão digital no país.
(AIM)
ZT/sg