Maputo, 21 Mar (AIM – O executivo moçambicano já dispõe de cinco milhões de dólares para a aquisição e instalação de radares meteorológicos nas cidades de Xai-Xai, Nacala-Porto, províncias de Gaza e Nampula, respectivamente, fruto de um financiamento concedido pelo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no âmbito da melhoria do sistema de aviso prévio, anunciou hoje, em Maputo, o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.
Ambos sistemas de aviso prévio (radares meteorológicos) , fazem parte de um total de sete que deverão ser instalados em todo país.
“São sistemas que cobrem um diâmetro de 800 quilómetros, são dinâmicos, potentes, poderosos e importantes. Precisamos de sete deste tipo de radares meteorológicos para cobrir cada centímetro de Moçambique. Já temos um que inauguramos na cidade da Beira, província de Sofala”, explicou Magala.
O governante falava durante o lançamento “Boletim Climático da Província de Maputo” e a apresentação do “Relatório Anual do Estado do Clima de Moçambique em 2023”.
O “Boletim Climático Provincial” é um instrumento de monitoria climática que ajuda os pequenos produtores a planificar, monitorar e tomar decisão assertiva nas suas actividades, principalmente nas zonas áridas e semiáridas de Moçambique que praticam agricultura em regime de sequeiro.
Este instrumento não só apoia o sector da agricultura, mas também, auxilia os sectores de hidrologia, maneio de gado e saúde pública, com vista a reforçar a resiliência das comunidades afectadas.
.
Segundo o ministro, Moçambique integra a lista dos primeiros 30 países que irão beneficiar de investimentos externo, para a instalação do sistema de “Aviso Prévio Para Todos até 2027”, uma iniciativa lançada pelas Nações Unidas e parceiros internacionais.
“Continuamos engajados com os parceiros internacionais para conseguirmos capitalizar estas iniciativas globais para reforçar o sistema de aviso prévio em Moçambique”, disse.
Magala informou que Moçambique continua sob a influência da época chuvosa e ciclónica 2023/2024. Por isso, exorta para o acompanhamento da informação meteorológica e climática, transmitida pelo Instituto Nacional de Meteorológica de Moçambique (INAM) e avisos emitidos pelas entidades oficiais, em caso de risco de ocorrência de fenómenos extremos.
Refira-se que o evento contou com presença de Adérito Aramuge- Director Geral do Instituto Nacional de Meteorológica, Secretária do Estado na província de Maputo, Judite Mussàcula, governador do Conselho Executivo provincial de Maputo, Manuel Tule, representante da Directora do programa para alimentação em Moçambique, Bemvindo Nhanchua.
(AIM)
MR/sg