Maputo, 05 Mai (AIM) – O Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, disse estar convicto de que o povo moçambicano exige mudanças no panorama político no país.
Simango falava, sábado, na Cidade da Beira, província central de Sofala, na abertura da 4ª sessão ordinária do Conselho Nacional deste que é o segundo maior partido da oposição em Moçambique, com representação na Assembleia da República, o parlamento.
“E temos plena consciência dos desafios que, no momento, o povo moçambicano exige. A verdade é uma e é única, o povo moçambicano exige mudanças em Moçambique”, vincou Simango, recordando que este órgão se reúne num momento em que o país se prepara para as eleições gerais, marcadas para 09 de Outubro próximo.
Neste contexto, segundo Simango, os membros do MDM e, em particular, o Conselho Nacional do partido, “têm responsabilidade de responder positivamente o apelo popular, o apelo do povo moçambicano, que é de fazer mudanças no dia 09 de Outubro”.
A reunião do Conselho Nacional do MDM tem, entre outros objectivos, escolher o candidato do partido para a presidência da República nas eleições de 09 de Outubro.
Para o efeito, a Comissão Política do MDM já aprovou o perfil dos candidatos às eleições presidenciais, legislativas e provinciais.
Segundo a deliberação, apenas três requisitos são necessários para ser elegível, nomeadamente: ser cidadão moçambicano; ser membro do MDM com quotas em dia; e cumprir com os requisitos estabelecidos por leis vigentes para o processo eleitoral, no país.
(AIM)
dt