
Maputo, 05 Mai (AIM) – Lutero Simango foi eleito hoje, por unanimidade, candidato presidencial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM, nas eleições gerais de 09 de Outubro próximo.
Simango é actualmente presidente do partido e chefe da bancada parlamentar do MDM na Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano.
A eleição do de Simango aconteceu na tarde deste Domingo, no último dos dois dias da 4ª sessão ordinária do Conselho Nacional do MDM, que decorreu na cidade portuária da Beira, província central de Sofala.
A candidatura de Simango para às presidenciais de 9 de outubro foi aprovada pelos 80 membros do Conselho Nacional com direito a voto.
No seu discurso após a confirmação da sua candidatura, Simango agradeceu a confiança que lhe foi dada para ser candidato do partido à presidência da República.
“É uma honra e responsabilidade, é um desafio colectivo do nosso partido para fazer face a este processo eleitoral”, disse.
Apontou que “o objetivo é conquistar o poder político via um processo democrático e isso vai acontecer agora, no dia 09 de Outubro.”
Apelou aos membros para que comecem a trabalhar na mobilização do voto para o que considerou “batalha eleitoral”, como forma de assegurar a governação do país pelo MDM.
“Por isso vamos todos ‘djimar’ unidos”, desafiou Simango, vincando que a mobilização de voto deve ser direccionada para a alternância democrática, “condição necessária para que em Moçambique haja mudanças.”
(AIM)
dt/