
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manteve hoje um encontro privado com seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, na capital ruandesa Kigali.
Kigali, 16 Mai (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manteve hoje um encontro privado com seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, na capital ruandesa Kigali.
O encontro, que durou cerca de uma hora, decorreu a margem da 11ª Edição do AFRICA CEO FÓRUM, evento que tem por objectivo promover investimentos do sector público-privado africano.
No fim do encontro as partes não prestaram declarações à imprensa, mas sabe-se que ambos trocaram impressões sobre o reforço das relações de cooperação bilateral entre os dois países.
O encontro também serviu para passarem em revista a situação interna da África Austral e Oriental, do continente africano e do mundo em geral.
O encontro entre os dois estadistas surge numa altura em que a relação entre os dois países está no seu auge, a julgar pelo apoio que Ruanda concede ao país no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, zona norte.
Aliás, as forcas de Defesa e Segurança de Moçambique, apoiadas pelas forcas ruandesas, conseguiram restaurar a autoridade do Estado, numa região em que o extremismo islâmico já estava a comprometer a execução de projectos de desenvolvimento.
Nos últimos dias, o Ruanda manifestou a sua disponibilidade de expandir as suas operações no combate aos terroristas em Cabo Delgado, numa altura em que a missão da SADC já iniciou a sua retirada no teatro operacional norte, como culminar de um cronograma de actividades estabelecidas pela Troika do Órgão da SADC ate Julho deste ano.
Fora o capítulo de segurança, interessa aos dois estadistas, o aprofundamento de cooperação em várias áreas cruciais, nomeadamente, educação, trocas comerciais, entre outros.
Refira-se que, nos últimos anos, as relações entre os dois governos ganharam uma dinâmica assinalável, tal como a materialização a proposta de acordo de extradição entre Moçambique e Ruanda aprovado através de votação na Assembleia da República (parlamento moçambicano), no âmbito do reforço de cooperação jurídica e judiciária.
Moçambique e Ruanda também acordaram a isenção de vistos que permite aos cidadãos dos dois países circularem livremente e promovendo o ambiente de negócios, promovendo trocas comercias e exploração efectiva das potencialidades.
A agenda do Chefe de Estado inclui possíveis audiências com executivos de algumas multinacionais que operaram em Moçambique na área de hidrocarbonetos.
(AIM)
PC/sg