
Porta-voz do Conselho de Ministros e vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo. Foto arquivo
Maputo, 21 Mai (AIM) – O governo projecta investir cerca de 63,7 mil milhões de meticais (mil milhões de dólares ao câmbio corrente) para executar os projectos em curso no Terminal Portuário e Logístico de Pemba, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O facto foi anunciado hoje, em Maputo, pela porta-voz da 16ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo, no briefing à imprensa.
Ludovina Bernardo, que também é vice-ministra da Indústria e Comércio, referiu que o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que autoriza o ajuste directo à Sociedade Comercial Pemba Bulk Terminal Limitada (PBT) constituída pela CD Properties e Portos de Cabo Delgado, SA, a PTB para, em regime de concessão, executar, quer em terra, quer no plano de águas, os trabalhos de construção, operação, gestão, manutenção e devolução do Terminal Portuário e Logístico de Pemba.
Disse que os trabalhos serão efectuados pelo governo, na sua qualidade de concedente portuário.
A porta-voz da sessão explicou que do montante cerca de 14,2 mil milhões de meticais serão aplicados na contínua reabilitação das infra-estruturas do cais de base, que tem uma capacidade de 115 metros de atracagem.
No cais flutuante, e outras actividades, Ludovina Bernardo afirmou que o governo vai investir cerca de 49,5 mil milhões de meticais.
Dada a necessidade de assegurar a continuidade do projecto e suporte às operações petrolíferas, Ludovina Bernardo anunciou que o Executivo vai investir mais 90 milhões de dólares para outros projectos adicionais.
Julgamos que é uma infra-estrutura bastante pertinente que vai prestar serviços aos grandes projectos que temos na província de Cabo Delgado e que tem um impacto positivo no país”, explicou.
(AIM)
Ac/sg