
Presidente da República, Filipe Nyusi e falecido Presidente do Irão, Ebrahim Raisi
Maputo, 21 Mai (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao Supremo Líder do Irão, Ayatollah Seyyed Ali Hosseini Khamenei, na sequência da morte do Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e do ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir, vítimas de um acidente de aviação, ocorrido domingo (19).
Na mensagem, cuja copia foi enviada hoje à AIM, Nyusi refere que o povo e o governo mocambicano tomaram conhecimento, com profunda tristeza e sentido de choque, do trágico despenhamento do helicóptero que ceifou as vidas de Raisi e de Amir, incluindo outros altos funcionários governamentais e membros da tripulação.
“A partida desses líderes proeminentes constitui uma grande perda, não só para o povo e governo da República Islâmica do Irão, como também para o nosso país que desenvolveu relações amistosas e de cooperação com o contributo destes. Neste momento de consternação, gostaria de, em nome do povo, do governo da República de Moçambique e em meu próprio exprimir ao Supremo Líder da República Islâmica do Irão, ao governo e às famílias enlutadas, as nossas mais sinceras e sentidas condolências. Que as suas almas descansem em paz eterna!”, lê-se na mensagem do Presidente Nyusi.
Raisi e Hossein, e outras autoridades foram encontrados mortos segunda-feira (20) no noroeste do país, após a queda do helicóptero no qual seguiam a bordo.
O Irão observa os cinco dias de luto e o líder supremo indicou o vice-presidente Mohammad Mokhber para assumir o Executivo até à eleição de um novo Presidente que deve acontecer dentro de 50 dias.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Ali Bagheri Kani, foi nomeado ministro das Relações Exteriores interino.
A imprensa estatal iraniana informou que as equipas de resgate encontraram os destroços nas primeiras horas de segunda-feira, quase 24 horas após o helicóptero ter caído, alegadamente devido ao mau tempo que se fazia sentir perto de Varzaqan, província iraniana do Azerbaijão Oriental.
(AIM)
Ac/sg