
Laboratório para o diagnóstico de doenças. Foto INS
Maputo, 19 Jul (AIM) – Pelo menos 11.164 pessoas deram entrada nas unidades sanitárias da cidade de Maputo, capital moçambicana, com sintomas de infecções respiratórias agudas, mas não há registo de diagnóstico de casos positivos para a Covid -19.
Este é o resultado da monitoria das infecções respiratórias que equipes da saúde estão a fazer a nível das 32 unidades sanitárias da capital moçambicana, no âmbito da da época fria que teve início a 01 de Maio último.
“Não registamos casos positivos de Covid-19, pois nesta última semana não foram registados casos, mas sim infecções respiratórias agudas nos sete distritos municipais”, disse Alice de Abreu, vereadora do pelouro de Saúde e Qualidade de Vida no CMM.
Referiu que a maioria das infecções respiratórias foram rastreadas e registadas no distrito municipal Ka Mubukwana com 3.034 casos, Ka Maxaqueni (2.475), Ka Mpfumo (2.310), Ka Nhlamankulo (1.662), Ka Nyaka (758), Ka Mavota (542) e Ka Tembe (383), que foram notificados desde o dia 05 de Maio último até ao momento.
Questionada sobre as informações postas a circular nas redes sociais, nos últimos dias, alegando a eclosão de um novo surto da pandemia da Covid-19 e que estaria a causar óbitos diariamente no Centro de Internamento de Covid-19 (CICOV) do Centro de Saúde da Polana Caniço, Abreu afirmou categoricamente que, “Não é verdadeira essa informação. Até agora apenas registamos doentes com resfriado comum devido a época fria. Temos que evitar desinformação”.
A vereadora referiu que desde o início da época fria foram colhidas 919 amostras e todas elas testaram negativo para a Covid-19.
Abreu aproveitou a oportunidade para apelar a todos os munícipes para se agasalhem devidamente quando saírem à rua ou mesmo em casa para evitar resfriados.
Recomendou a todas os cidadãos que se sentirem incomodados com algum resfriado para se dirigirem à unidade sanitária mais próxima para o rastreio da Covid-19, onde serão tratados em função da sintomatologia que apresentarem.
(AIM)
FG/sg