
Lançamento da Campanha de Educação cívica para as eleições de 9 de Outubro em Chimoio, província de Manica
Chimoio (Moçambique) 25 Jul (AIM) – Pelo menos 360 agentes de educação cívica estão devidamente preparados para mobilizar 1.128.189 cidadãos a afluírem, em massa, nas assembleias de voto, nas eleições de 9 de Outubro próximo, residentes nos 12 distritos da província de Manica, centro de Moçambique.
O país acolhe as VII eleições gerais presidenciais e legislativas e IV das Assembleias Provinciais (AP).
Para o efeito, arrancou esta quinta-feira (25), em todo o país, a campanha de educação cívica eleitoral, que terá a duração de 30 dias. No entanto, na diáspora, a campanha eleitoral arranca no próximo mês de Agosto e vai durar 15 dias.
Os órgãos eleitorais exigem melhor postura e responsabilidade dos agentes de educação cívica durante a transmissão de mensagens para maior afluência dos eleitores nas assembleias de voto.
O Presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE), em Manica, Januário Rocheque, quer que os educadores cívicos usem mensagens claras para persuadir os eleitores a votarem no próximo dia 9 de Outubro.
“O objectivo é evitar abstenções ou mesmo outros comportamentos que possam comprometer as eleições. Por isso, é vossa responsabilidade mobilizar os eleitores a votarem. Que eles saibam que as assembleias de voto abrem pontualmente às 7:00 horas e encerram às 18 horas”, lembrou Rocheque.
“Dispam as vossas camisolas partidárias e trabalhem como manda a lei. Sensibilizar os cidadãos de forma clara e imparcial para que eles não tenham dúvidas sobre a necessidade de ir votar. Este é o nosso principal objectivo”, recomendou.
Apelou aos funcionários públicos, líderes comunitários, religiosos e outros estratos sociais para serem verdadeiros educadores cívicos eleitorais.
“O eleitorado precisa de saber que o cidadão vai votar onde se recenseou e a votação é apenas um dia. Saber que deve levar o seu cartão de eleitor. Que é vedado levar qualquer símbolo de partido político ao local de votação”, disse.
Lembrou que os educadores cívicos representam os órgãos eleitorais, sendo, por isso, proibido emitir mensagens que se confundem com as de partidos políticos e que os agentes cívicos não devem se identificar com qualquer cor partidária.
Por isso, apelou a todos os eleitores para que no dia 9 de Outubro se façam às assembleias de voto, para exercerem o seu direito de eleger e serem eleitos.
Estão inscritos, na província de Manica, um total de 1.128. 189 eleitores. A mobilização de eleitores poderá ser feita por 360 agentes de educação cívicos, distribuídos em 30 membros por cada distrito.
O processo eleitoral será assegurado, nos 12 distritos, por 11.592 Membros de Mesa de Votos (MMV).
A cerimónia de lançamento da campanha de educação cívica eleitoral, Manica, teve lugar no distrito de Macate.
Actividades culturais e de recreação, acompanhadas de discursos de ocasião, marcaram o acto, num ambiente de uma verdadeira festa.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt