Chimoio (Moçambique), 09 Ago (AIM) – O secretário – geral do partido Frelimo e candidato à Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, disse que viajou à província central de Manica para afinar a máquina desta formação política para a vitória nas eleições gerais, presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais no próximo dia 09 de Outubro.
Chapo assim se pronunciou quando saudava a população, depois de desembarcar, cerca das 11:45 horas locais desta sexta-feira (09), no aeroporto de Chimoio, a capital provincial de Manica.
“A Frelimo tem um princípio segundo o qual a vitória prepare-se, a vitória organiza-se. Estamos nesta província para nos reunirmos com os nossos órgãos de base para que realmente possamos ganhar nas eleições”, disse Daniel Chapo.
Referiu que durante os dois dias de trabalho na província de Manica vai reunir-se com o secretariado do comité provincial da Frelimo, o partido no poder em Moçambique desde a independência nacional, em 1975, para avaliar os níveis de organização desta mesma formação política a partir da base.
“Também haveremos de escalar os distritos, onde teremos encontros com as nossas células, círculos, comités de localidades e de zonas com o objectivo de aferir se realmente estamos a nos organizar da melhor forma para alcançarmos os melhores resultados nas eleições do próximo mês de Outubro”, referiu.
Sublinhou que “temos certeza absoluta de que, com esse trabalho, organização, vivacidade e motivação, as eleições serão um verdadeiro momento de festa e de exaltação da nossa democracia”.
No entanto, lembrou que com o envolvimento das organizações sociais do seu partido, a destacar a Associação dos Combatentes de Luta de Libertação Nacional (ACLLN), Organização da Mulher Moçambicana (OMM), e a Organização da Juventude Moçambicana, a Frelimo poderá ganhar as eleições.
“Todos estamos empenhados para a nossa vitória. Estamos dia e noite a trabalhar pensando na nossa vitória. Por isso, podemos afirmar que a Frelimo está a fazer um trabalho de base com as atenções viradas num bom resultado. Queremos ganhar e ganhar bem, como tem sido a nossa tradição em todos os pleitos”.
Durante a visita de dois dias à província de Manica, Daniel Chapo tem agendado uma marcha na cidade de Chimoio e encontro com líderes comunitários e religiosos.
Ainda hoje (09), Chapo agendou uma sessão extraordinária do secretariado do comité provincial do partido Frelimo, em Manica.
Sábado (10), Chapo vai escalar o distrito de Báruè onde tem agendado encontros com as organizações sociais locais, bem como outras actividades com a população.
Moçambique realizará as VII eleições gerais, presidenciais e as IV das Assembleias Províncias (AP), a 09 de Outubro próximo.
(AIM)
NM/mz