Mossuril, (Moçambique), 10 Ago (AIM) – O arranque do seminário de divulgação do manifesto eleitoral da Frelimo, na nortenha província de Nampula, marcou o encerramento da pré-campanha do seu cabeça-de-lista, Eduardo Abdula, esta sexta-feira na vila municipal de Mossuril.
O primeiro secretário do Comité Provincial da Frelimo, Luciano de Castro, que apresentou o cabeça de Eduardo Abdula “Salimo”, nas últimas duas semanas, em diferentes distritos do interior e do litoral, afirmou, na abertura do seminário de indução, que não basta ter marchas e comícios bonitos.
“Os partidos organizam-se para atingir resultados tangíveis, sobretudo nos momentos eleitorais, assim é quando há prova dos nove. Tivemos a primeira nas autarquias, em 2023, estivemos perfeitos, não podemos claudicar em 2024, vamos superar”, anotou.
De Castro referiu que actos do mesmo género estão a acontecer em todas as províncias, envolvendo brigadas centrais da Frelimo e, na província de Nampula, o mesmo ocorreu no distrito de Angoche, com a presença de Fernando Faustino, que faz assistência política nesta parcela do país.
“Estamos a dar o pontapé de saída hoje e, nos próximos 45 dias de campanha, vamos utilizar o manifesto eleitoral como nosso guia. Quando não se tem um guião não é fácil, assim este será o guião de trabalho que define as balizas sobre como vamos implementar o programa de governação da Frelimo nos próximos cinco anos”, sublinhou.
Concluiu afirmando que “este manifesto vai ser transformado em programa do governo. Temos que prestar muita atenção e sublinhar as principais actividades em que nos comprometemos junto ao eleitorado”.
Entretanto, ao longo desta sexta-feira Eduardo Abdula desdobrou-se em intensa actividade política reunindo-se com membros e simpatizantes da Frelimo e a população em geral e, mostrou ter conhecimento de algumas preocupações que apoquentam os habitantes do distrito de Mossuril.
Foi nessa perspectiva que, partilhou algumas das suas ideias de governação, caso a Frelimo vença as eleições do dia 9 de Outubro.
“No nosso programa temos cinco prioridades, uma delas são as estradas. Sem estradadas não há desenvolvimento. Também vamos reabilitar o hospital, que está sem máquina de Raio X. Em 15 dias, vamos trazer e entregar trazer esse equipamento para o hospital.”
O cabeça-de-lista da Frelimo para Nampula informou que durante a campanha eleitoral, que arranca em breve, projecta incidir as suas atenções nas comunidades trabalhando com as lideranças locais.
Nesta jornada de pré-campanha, a equipa de Eduardo Abdula, denominada “Associação Amigos de Tio Salimo”, ofereceu bens diversos a hospitais e centros de reclusão.
(AIM)
RI/sg