Nacala-à-Velha (Moçambique), 01 Ago (AIM) – O Primeiro Secretário do Comité Provincial do partido Frelimo em Nampula, o maior círculo eleitoral de Moçambique, Luciano de Castro, anunciou que nos próximos dias o manifesto desta formação política será apresentado em toda a extensão da província.
De Castro fez o anúncio nesta quinta-feira (01) na vila sede do distrito de Nacala-à-Velha, durante a apresentação pública do cabeça-de-lista da Frelimo, Eduardo Abdula, candidato a governador provincial de Nampula, norte do país.
O dirigente partidário recordou que o manifesto eleitoral da Frelimo foi recentemente aprovado durante uma sessão do Comité Central realizada na província de Maputo, extremo sul do país, e que, essencialmente, projecta a solução dos problemas que assolam a população moçambicana.
“Temos problemas ainda por resolver para o processo de desenvolvimento do nosso país. As brigadas provinciais estarão nos distritos a divulgar o manifesto eleitoral para desenvolver o país, contando com a população”, anotou.
Ainda, segundo Luciano de Castro, além das brigadas, o cabeça-de-lista irá igualmente fazer a divulgação no quadro da campanha eleitoral.
“Em Nampula, para além da Frelimo, que é a dona do projecto [manifesto eleitoral], vamos ter o cabeça-de-lista a fazer a divulgação”, afirmou.
Toda esta acção, confirmou o dirigente, faz parte dos processos para o desenvolvimento interno do partido.
“Este movimento faz parte da nossa preparação e organização. A Frelimo tem experiências destes momentos por ser um partido maduro que se revela pela sua organização nos processos de desenvolvimento interno do partido, e crescimento do país”.
Eduardo Abdula, que prefere ser tratado pelos apoiantes do seu partido por “Tio Salimo”, repetiu, em Nacala-à-Velha, a mensagem partilhada noutros locais já visitados, sobre a sua intenção de trabalhar para que mais postos de trabalho sejam criados, particularmente neste distrito onde foi implantado o terminal portuário para a exportação do carvão extraído na província central de Tete.
“Vejo aqui jovens tristes, as empresas locais não estão a empregá-los, mas vamos conversar com os responsáveis para resolver cada problema no seu tempo para sermos todos felizes. Para isso temos que trabalhar muito na campanha, estarmos coesos e unidos para resolvermos juntos este problema”, sublinhou.
Saúde, Educação, Agricultura e o agro-negócio são as áreas consideradas prioritárias por Abdula e, sobre o assunto, partilhou as suas ideias na interacção que manteve com membros e simpatizantes da Frelimo, aconselhando os jovens a não esperar, mas a serem empreendedores.
O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador de Nampula iniciou, na última terça-feira, uma digressão por alguns distritos do interior e do litoral para apresentar-se ao eleitorado de Nampula.
(AIM)
RI /mz