Namaponda (Moçambique), 26 Ago (AIM) – O partido no poder em Moçambique, Frelimo, a nível da província de Nampula, norte do país, decidiu apostar, nesta segunda-feira (26), em acções de educação cívica ao eleitorado em todos os 23 distritos para onde enviou equipas reforçadas.
O cabeça-de-lista, Eduardo Abdula, fez o mesmo esta segunda-feira nos postos administrativos de Nametória e Namaponda, no interior do distrito costeiro de Angoche, cuja autarquia é governada, desde 2024, pela Frelimo.
Nas duas localidades, o cabeça-de-lista, conhecido como Tio Salimo, fez intervenções nos mercados locais e de banca em banca, e exemplificou como os eleitores devem votar para o seu partido nas eleições de 09 de Outubro próximo.
Em Nametória, uma localidade conhecida por ter um enorme potencial de gado bovino, o cabeça-de-lista da Frelimo ouviu reclamações sobre o fraco abastecimento de água.
Em resposta, Tio Salimo, garantiu tratar-se de uma das preocupações por resolver caso o seu partido vença as eleições.
Já no posto administrativo de Namaponda, onde deu entrada acompanhado por um contingente de motociclistas, o candidato da Frelimo a governador de Nampula centrou a sua interacção na educação cívica, e pediu voto massivo.
Acompanhado pela sua esposa, a antiga ministra da Saúde, a médica pediatra Nazira Abdula, o cabeça-de-lista dirigiu-se ao mercado local onde explicou o mecanismo de votação no candidato presidencial do seu partido, Daniel Chapo, e para as assembleias da República e Provincial.
O distrito de Angoche é o quinto mais populoso da província de Nampula, o maior círculo eleitoral de Moçambique, com 213.114 potenciais eleitores inscritos dos quais 112.274 são mulheres.
(AIM)
RI/mz