Nampula: candidato a governador aposta em infra-estruturas e formadores desportivos
Nampula, (Moçambique), 04 Set (AIM) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador da província de Nampula, o maior círculo eleitoral de Moçambique, Eduardo Abdula, aponta para a massificação, investimento em infra-estruturas e formação como pilares para o desenvolvimento do desporto.
Abdula iniciou, nesta quarta-feira, a sua jornada de Nampula, pelo distrito de Nampula, e o seu primeiro acto, após uma marcha por algumas artérias da cidade, foi reunir-se com um grupo de desportistas da zona de cimento, com quem partilhou as suas ideias e ouviu algumas preocupações.
“Além de significar procura de novos talentos, também quero investimentos nas infra-estruturas e formadores para o desporto. Vamos identificar parceiros para conseguirmos os fundos para isso”, disse Abdula perante dezenas de desportistas presentes na sua actividade de campanha.
Conhecido por Tio Salimo, o candidato da Frelimo, que diz ter sido um desportista mediano, aconselhou a prática do desporto em defesa da saúde da comunidade.
“Falar do desporto é desenvolvimento humano, mais saúde e reduzir os custos para tratamento de doenças. O desporto traz saúde”, afirmou.
No encontro, alguns jovens desportistas queixaram-se de falta de equipamentos e oportunidade para representar as selecções nacionais.
Também, foi colocada a questão sobre a pouca valorização das agremiações desportivas no desporto no feminino.
Em resposta, Abdula sustentou ser necessário promover o desporto para tirar os jovens da delinquência e prometeu, caso vença as eleições de 09 de Outubro, dar particular atenção a esta área.
“Para isso, devem mobilizar todos os desportistas de Nampula para votarem em Daniel Chapo e na Frelimo para que eu, como cabeça-de-lista, seja eleito vosso governador”.
A cidade de Nampula registou 531.909 eleitores, dos quais 277.287 são homens e é o maior círculo eleitoral a nível da província do mesmo nome.
(AIM)
Rosa Inguane(RI)/dt