
Presidente da República, Filipe Nyusi e seu homólogo de Zanzibar, Hussein Ali Mwinyi, na Cerimónia de Condecoração
Maputo, 07 Set (AIM) – Moçambique e Tanzânia reiteraram hoje, em Maputo (7) a vontade de incrementar a cooperação económica entre ambos os países.
A pretensão foi expressa pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo de Zanzibar, Hussein Ali Mwinyi, que se encontra no país para participar nas cerimónias alusivas ao 50º aniversário da assinatura dos Acordos de Lusaka, Dia da Vitória.
Refira-se que os acordos de Lusaka, assinados em 1974, marcaram o fim da Luta de libertação Nacional, e a efeméride é descrita por Mwinyi como tendo sido um momento de celebração no seu país.
Para melhor ilustrar, as partes testemunharam a assinatura de acordos que visam aumentar o investimento e as trocas comerciais que, segundo Nyusi, podem entrar imediatamente em vigor.
“Esta tem sido a razão de frequentes contactos das lideranças e do pessoal dos diferentes níveis para impulsionar e dar o apoio necessário ao sector produtivo privado dos nossos países”, disse.
Mwinyi efectua uma visita de trabalho ao país, a convite do Chefe do Estado moçambicano, cujo objectivo é o reforço e aprofundamento das relações históricas de irmandade, amizade, solidariedade e de cooperação existente entre os dois países e povos, assim como sobre outras questões de interesse mútuo.
Segundo Nyusi, ambos realçaram a importância de avançar com estudos mais profundos, particularmente no sector do turismo, reconhecendo que os dois países têm um enorme potencial cultural.
Ambos os países acreditam que a cabotagem entre os portos moçambicanos e tanzanianos possui um enorme potencial, sobretudo para os pequenos e médios empresários de ambos países.
Explicou que existem produtos que são procurados por tanzanianos estacionados na cidade de Pemba, tais como castanha de caju, cimento, chapas de zinco, assim como a Tanzânia também possui outros que são procurados em Moçambique.
Por seu turno, o estadista de Zanzibar, elogiou o empenho de Nyusi no desenvolvimento socioeconómico dos dois países, sublinhando que a Tanzânia reconhece os esforços dos moçambicanos na busca de um bem comum que se resume no crescimento económico de ambos povos.
Mwinyi realçou a necessidade de ambos países fortalecerem a cooperação, para potenciar cada vez mais os sectores chave, além do turismo, infra-estruturas, incluindo agricultura, comércio e defesa e segurança.
“Nós, na Tanzânia, sempre nos lembraremos do seu esforço e compromisso que Moçambique assumiu para promover uma missão empresarial para os nossos dois povos e países”, disse.
(AIM)
AC /sg