Maxixe (Moçambique), 16 de Set (AIM) – O Dínamo de Maueue, um clube local que ostenta o nome do bairro, arredores da cidade da Maxixe, sagrou-se vencedor da Copa Chapo-Chapo, ao nível da província de Inhambane, sul de Moçambique.
A Copa Chapo-Chapo é uma iniciativa da Frelimo, o partido governamental, que visa mobilizar comunidades, principalmente jovens, a votar no seu candidato presidencial, Daniel Chapo, no próprio partido, além de massificar o desporto.
O embate final da Copa, que opôs o Dínamo de Maueue e a equipa da Boa Esperança, realizou-se no final da tarde de Domingo (15), no bairro Manhala, mais ao norte da cidade de Maxixe, a capital económica da província de Inhambane.
Com a vitória do Dínamo de Maueue, por uma bola a zero, golo marcado na segunda parte da partida, a equipa levou para casa um valor monetário de 15 mil meticais (cerca de 234 usd).
O segundo lugar, conquistado pela equipa da Boa Esperança, valeu um prémio de dez mil meticais.
Ambos clubes amealharam medalhas.
Falando à AIM, no final da partida, o primeiro-secretário da Frelimo na Maxixe, Ricardo Almeu, assegurou que será organizado mais um torneio de futebol para que os jovens continuem a jogar a favor da vitória da Frelimo e do seu candidato presidencial, Daniel Chapo.
Sublinhou que o vencedor desta copa é vencedor da paz e do simbolismo da vitória da Frelimo no escrutínio de 09 de Outubro próximo.
Chamar atenção dos jovens sobre a necessidade de aderirem às urnas e votar na Frelimo, como forma de dar continuidade ao trabalho de desenvolver Moçambique que, segundo disse, o partido leva a cabo desde a independência do país, formalizada a 25 de Junho de 1975.
“Para que vocês se tornem jovens organizados é preciso abraçar Daniel Chapo e saberem que a Frelimo preparou este país com sacrifício e que conta com os jovens para serem os futuros governantes”, disse, acrescentando que só depois de votar é que os jovens podem fazer exigências.
Refira-se que, no último domingo (15), a Frelimo, em Maxixe, reservou, em pleno período de campanha eleitoral, as atenções para o final da Copa Chapo-Chapo.
(AIM)
SC/Inocêncio José (IJ)/mz