
Mogovolas (Moçambique), 19 Set (AIM) – Construir infra-estruturas para dinamizar o desenvolvimento do distrito de Mogovolas, província de Nampula, norte de Moçambique, está no topo das prioridades do candidato presidencial suportado pelo partido Frelimo, Daniel Chapo.
O candidato do partido governamental assim se pronunciou no comício que orientou hoje (19), no posto administrativo de Nametil, em Mogovolas, no âmbito da campanha eleitoral que realiza na província com maior número de eleitores recenseados no país, mais de três milhões, e maior número de mandatos para Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, num total de 48.
De acordo com o candidato presidencial da Frelimo, está no topo das prioridades a construção da estrada Nametil-Rio até Lilute, podendo chegar ao distrito costeiro de Angoche.
Esta via poderá ajudar no escoamento de produtos agrícolas das zonas de produção para os mercados de consumo, tendo em conta que Mogovolas é um distrito com bom desempenho agrícola.
“Vamos trabalhar para asfaltar a estrada Nametil até Lilute, e construir a estrada Nametil-Mutua”, avançou Chapo.
Disse que irá trabalhar para se construir a ponte que liga Muatara e Nanyupo-Rio, na mesma senda de facilitação da circulação de pessoas e bens.
Prometeu, ainda, construir centros de saúde em mais de seis localidades, incluindo os postos administrativos onde ainda não há infra-estruturas de saúde da envergadura de nível local.
Chapo disse ter conhecimento de que o acesso à água em Mogovolas, interior de Nampula, ainda é uma preocupação, prometendo que o seu executivo, caso ele seja eleito, vai se preocupar em resolver o problema. “Sabemos que Nametil ainda precisa de água para as populações”.
Chapo esclareceu que para a concretização desses objectivos, os eleitores deverão votar em si e no partido Frelimo, como únicas alternativas sérias para conduzir os destinos de Moçambique.
Pediu vitória convincente nas urnas no próximo dia 09 de Outubro, apelando para que toda a população com idade para votar se faça as urnas.
“Vamos todos, no dia 09 de Outubro, votar no Daniel Francisco Chapo e no partido Frelimo. Não faltem, vamos todos votar”, pediu.
Quando faltam apenas 17 dias para o fim da campanha eleitoral que arrancou a 24 de Agosto, Chapo cumpriu hoje (19) o seu quarto dia de campanha na província de Nampula.
Nesta província, o candidato está a mobilizar votos em dez distritos, nomeadamente, Nampula, Erati, Memba, Angoche, Nacala, Monapo, Mogovolas, Ribaué, Malema e cidade de Nampula, a capital provincial.
Chapo vai deixar Nampula com um saldo de duas províncias por escalar, designadamente, Niassa e Cabo Delgado, ambas no norte do pais.
Nestas deslocações, tanto Chapo como a delegação que o acompanha, auxiliados por brigadas a diversos níveis, trabalham para alcançar um universo de pouco mais de 17 milhões de eleitores inscritos para o escrutínio de 09 de Outubro próximo.
Nas gerais de Outubro, os moçambicanos irão escolher o próximo Presidente da República, 250 deputados da AR, dez governadores provinciais, e 867 membros das assembleias provinciais.
(AIM)
PC/mz