
Inauguração das novas oficinas do Instituto Industrial 1º de Maio em Maputo
Maputo, 23 Set (AIM)- O Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, inaugurou, esta segunda-feira (23), uma nova oficina de electricidade no Instituto Industrial 1º de Maio, capital moçambicana, que vai reforçar as aulas práticas e, deste modo, melhorar as qualificações dos formandos.
“Isso dá sentido a parte prática daquilo que sonhamos, valores que acreditamos e hoje celebramos. É um dia especial para nós como família do ensino técnico-profissional”, disse Gondola.
Referiu que a inauguração da oficina de electricidade é uma data especial pelo facto de os formandos e formadores passarem a beneficiar de condições compatíveis com os desafios que enfrentam no processo formativo.
O país conta actualmente com 245 instituições com ligações profissionais, sendo 73 públicas, 27 semipúblicos e 145 privadas.
“Os nossos, cerca de 106.992 jovens, assistidos por 8005 formadores, hoje têm esta oportunidade de um ambiente melhorado para o seu processo de formação”, disse o governante.
Os dados apresentados na ocasião, indicam que dos 106.992 jovens, 61,7% são mulheres, esta percentagem revela uma grande evolução.
O governo reafirma o seu compromisso no investimento na qualidade de ensino no país.
“É uma contribuição do processo de empoderamento da rapariga, agenda de género, é nossa contribuição abrilhantar os sonhos das nossas irmãs, famílias que estão a volta das nossas instituições “, referiu.
O governo garante que vai continuar a investir para melhorar infra-estruturas, equipamentos entre outros projectos no ramo industrial.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Electricidade de Moçambique (EDM), Joaquim Henriques Ou-Chim, disse que a nova infra-estrutura vai ajudar a responder às necessidades do sector energético.
“Estamos a criar uma ponte entre a formação escolar e o mercado de trabalho. Estamos a preparar uma nova geração de técnicos que não só responderá às necessidades do sector energético, mas também para inovação e crescimento sustentabilidade de Moçambique”, disse Ou-Chim.
Ressalvou que ao oferecer uma formação prática especializada na área de electricidade, permitirá que os alunos adquiram competências necessárias para desempenhar um papel activo no futuro do sector energético e industrial do país.
Durante o evento, as partes assinaram um memorando de entendimento para o fortalecimento dos laços de cooperação.
“A assinatura deste memorando de entendimento entre a Electricidade de Moçambique e a SEETP representa um passo importantíssimo para reforçar a nossa nobre missão de contribuir para formação de profissionais altamente qualificados e capazes de enfrentar o desafio da evolução do negócio da EDM e do mercado do trabalho no geral para o desenvolvimento de Moçambique “, disse.
Ou-Chim fez saber que o mundo moderno exige cada vez mais que o ensino técnico-profissional alinhado com às demandas do sector produtivo.
(AIM)
MR/sg