
Urnas,Votação. Foto arquivo.
Tete (Moçambique), 03 Out (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, renovou hoje o seu apelo aos moçambicanos para que pautem pelo civismo em todo o processo eleitoral, cuja votação está agendada para 09 de Outubro corrente.
Nyusi lançou o apelo durante a cerimónia de inauguração dos tribunais distritais de Chiuta e Marara, na província central de Tete.
“Esta é a última inauguração de tribunais que fizemos antes das eleições gerais (presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais) agendadas para o próximo dia 09 de Outubro. Por isso, queremos usar esta oportunidade para recordar que no dia 09 de Outubro, todos os cidadãos moçambicanos eleitores, devidamente recenseados no país e na disporá, são chamados a exercer um dos mais nobres direitos do cidadão, de escolher e ser escolhido”, disse.
Segundo o Chefe de Estado, este é o momento da celebração da moçambicanidade, pelo que deve ser exercido com júbilo, mas também com muita maturidade.
“Por isso, exortamos a todos os cidadãos moçambicanos eleitores ou não a pautarem pelo civismo que sempre nos caracterizou, mantendo calma e disciplina em todas as fases do processo eleitoral, permitindo que as instituições responsáveis trabalhem com serenidade necessária”, vincou.
A renovação do apelo ao civismo ocorre numa altura em que decorre a campanha eleitoral, que arrancou a 24 de Agosto e termina no próximo domingo.
(AIM)
dt/sg