
Presidente da Renamo, Ossufo Momade, exerce o voto na escola secundaria Josina Machel na Cidade de Maputo, Foto de Santos Vilanculos
Maputo, 09 Out (AIM) – Ossufo Momade, candidato presidencial da Renamo, a maior força política da oposição em Moçambique, espera que as VII eleições presidenciais e legislativas e IV para as assembleias provinciais e de governador de província em curso no país seja um processo livre justo e transparente e que respeite a vontade dos eleitores.
“Queremos umas eleições livres, justas e transparentes. Queremos que seja respeitada a decisão dos moçambicanos”, disse Momade momentos após de exercer o seu direito de voto, esta quarta-feira (09), na Escola Secundária, Josina Machel, em Maputo.
Aproveitou a ocasião para exortar ao eleitorado para afluir às assembleias de voto para escolher os futuros dirigentes que vão dirigir os destinos de Moçambique ao longo dos próximos cinco anos.
“Queremos aproveitar este momento para exortar o povo moçambicano, os eleitores que foram inscritos e que têm cartão de eleitor para que possam exercer o seu direito de voto”, disse.
Momade fez eco a exortação de outros intervenientes do processo eleitoral [Polícia da República de Moçambique, dirigentes políticos] para se distanciarem de actos que se podem consubstanciar em ilícitos eleitorais.
“Queremos deixar o apelo para a Polícia da República de Moçambique para que cumpra com a lei, estar a 300 metros. Não gostaríamos de ver alguns dirigentes de alguns partidos a levar listas para as assembleias de voto, porque cada eleitor conhece o caminho, conhece a sua assembleia de voto”, concluiu.
O partido Renamo concorre em todas as províncias do país para a presidência da república, para as legislativas e das assembleias províncias.
(AIM)
SNN /sg