Maputo, 24 Out (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmou, na tarde desta quinta-feira (24), a vitória expressiva do candidato presidencial do partido Frelimo, Daniel Chapo, como o mais votado nas eleições gerais de 9 de Outubro corrente, com 4.912.772 votos, correspondentes a 70,67%.
Os resultados foram anunciados pelo presidente da CNE, Dom Carlos Matsinhe.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, o segundo lugar é ocupado pelo candidato Venâncio Mondlane, que contesta energicamente os resultados, com 1.412.517 votos, correspondentes a 20,32%.
Na terceira posição está o líder da Renamo, até então a segunda maior força política do país, Ossufo Momade, com universo de 413.591 votos, equivalentes a 5,81%.
Os números anunciados, empurram Ossufo Momade para um lugar de desconforto, pois perde o estatuto do líder da oposição, que é concedido ao presidente do segundo partido mais votado.
Assim, a segunda posição é ocupada pelo partido Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), que suportou a candidatura de Venâncio Mondlane.
Na quarta e última posição, aparece Lutero Simango, suportado pelo Movimento Democrático de Moçambique, depois de conquistar 223.066 votos, correspondentes a 3,2%.
Os resultados hoje anunciados ainda carecem da validação do Conselho Constitucional.
(AIM)
sg