
Policia dispersa manifestantes
Matola, 24 Out (AIM) – Um ambiente calmo no período da manhã desta quinta-feira (24) e agitado durante a tarde foi a característica de alguns bairros da cidade da Matola, província de Maputo, sul de Moçambique, no dia em que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou o apuramento geral dos resultados da votação de 09 de Outubro corrente.
Com efeito, durante a manhã, os operadores públicos e privados de transporte de passageiros que operam nas diferentes rotas a partir dos bairros Malhampswene e Tchumene, e não só, saíram à rua.
Contudo, os estabelecimentos comerciais, entre lojas e barracas, mantiveram-se fechados, excepto alguns de venda de peças de viaturas.
No mercado de Malhampswene, algumas bancas abriram e o comércio informal foi fluindo até no princípio da tarde.
Igual situação ocorreu no Bairro Fomento em que alguns estabelecimentos, como padarias, registavam maior procura desde o final da tarde de quarta-feira (23).
O cenário de relativa calma alterou-se à medida que os resultados foram sendo anunciados pela (CNE).
Em alguns pontos da Matola, indivíduos, maioritariamente jovens, foram obstruindo algumas ruas, através de queima de pneus.
A Polícia foi chamada a intervir para manter a ordem e segurança públicas.
Entretanto, dezenas de cidadãos da Matola fizeram-se à rua algumas horas antes do início do anúncio dos resultados pela CNE numa marcha pacífica num dos troços da N4, importante rodovia que liga Moçambique e a vizinha República da África do Sul.
Nessa altura, a N4, desde a zona da Casa Branca até ao cruzamento da “Shoprite”, foi partilhada entre os manifestantes e automobilistas, incluindo de camiões de transporte de mercadorias de e para o Porto de Maputo.
Sob escolta da Polícia, a marcha, que seguiu numa das três faixas de rodagem da N4, sentido cidade de Maputo-Matola, deixando as outras duas para os automobilistas, prosseguiu sem que a corporação fosse obrigada a recorrer a meios coercivos de reposição da ordem e tranquilidade públicas.
Foram reportadas, antes do anúncio da CNE, outras marchas pacíficas em outros bairros como o de Patrice Lumumba.
A CNE confirmou, na tarde desta quinta-feira (24), a vitória expressiva do candidato presidencial do partido Frelimo, Daniel Chapo, nas eleições gerais de 09 de Outubro corrente, com 4.912.772 votos, correspondentes a 70,67%.
O segundo lugar é ocupado pelo candidato Venâncio Mondlane, suportado pelo partido PODEMOS, que contesta energicamente os resultados, com 1.412.517 votos, correspondentes a 20,32%.
O PODEMOS ocupa a segunda posição, destronando a RENAMO que manteve o estatuto de segundo partido mais votado desde as primeiras eleições multipartidárias em 1994.
Os resultados ainda carecem de validação do Conselho Constitucional (CC)
(AIM)
dt/mz