
Maputo, 28 Out (AIM) – Um acidente de viação, ocorrido na noite de domingo, fez cinco mortos e 31 feridos, incluindo graves e ligeiros, na província meridional de Gaza, em Moçambique.
O quinto óbito, reportado esta segunda-feira, é de uma jovem de 17 anos que entrou para o hospital com um quadro clínico grave caracterizado pela pressão arterial persistentemente anormal e uma lesão intracraniana.
A informação foi hoje revelada à rádio Moçambique (RM), emissora pública, pelo director clínico daquela unidade sanitária, Jeremias Laquene.
O médico disse que houve um trabalho para manter a vítima em vida, mas não se registou sucesso.
“Estava internada na unidade de cuidados intensivos, porém, apesar de todo o esforço que foi feito por uma equipe multidisciplinar para restaurar a saúde deste paciente, houve óbito”, disse.
A fonte disse igualmente que pelo menos 18 dos 31 pacientes que deram entrada no hospital já tiveram alta.
“Em relação aos pacientes, vítimas de aviação de ontem, no total deram entrada 31 pacientes, na unidade sanitária, vítimas deste mesmo acidente e destes pacientes, 18 tiveram alta clínica”, referiu.
Estes pacientes tiveram alta por apresentar ferimentos e lesões leves bem como uma pressão arterial estável.
O médico fala de dois pacientes operados com urgência devido a lesão nos órgãos abdominais.
“Tivemos, dois pacientes foram operados ontem por uma emergência, porque tinham um traumatismo abdominal fechado”, disse.
“Hoje, estes pacientes operados estão a registrar melhorias e estão estáveis”, acrescentou.
O hospital tem para já 11 doentes internados, vítimas daquele acidente. Os doentes encontram-se estáveis e a registar melhorias.
(AIM)
CC/sg