
Cheias em Moçambique. Foto arquivo
Chimoio (Moçambique) 28 Out (AIM) – O Instituto Nacional de Gestão de Redução de Riscos de Desastres (INGD) está a trabalhar no sentido de mobilizar 38 milhões de meticais (cerca de 595 mil dólares) para acções de emergência durante a época chuvosa 2024/25.
O valor destina-se à materialização de várias acções de emergência, incluindo operações de busca e salvamento nas bacias do Zambeze, Púnguè, Save e Búzi, segundo fez saber o chefe de departamento de Planificação, Monitoria e Avaliação na delegação provincial do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, em Manica, Samuel Roganamio.
Roganamio disse que na época chuvosa 2004/25, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a província de Manica poderá registar chuvas normais e acima do normal.
Estima-se que cerca de 130 mil pessoas poderão ser afectadas pelas cheia nas quatro principais bacias hidrográficas da província, nomeadamente, Búzi, Save, Púnguè e Zambeze.
“Com o valor, havemos de minimizar o impacto deste fenómeno ao logo das quatro bacias hidrográficas. Queremos que o valor seja aplicado nas acções de busca e salvamento, assistência alimentar, pré-posicionamento das embarcações, entre outras acções de emergência”, disse Roganamio.
Anotou que a assistência às pessoas necessitadas é feita mensalmente. Mas nesta fase, tal como referiu, será feita em três meses como a base inicial.
Espera-se que nos próximos meses a assistência possa ser feita noutros distritos que, eventualmente, poderão ser afectados pelos desastres naturais.
“Mas agora temos os distritos atravessados pelas principais bacias hidrográficas. Também existem os distritos semi-áridos onde havemos assistir as famílias afectadas. Contamos com o envolvimento dos nossos comités locais de gestão e redução de risco de desastres. Estes já estão no terreno para atender qualquer situação de emergência”, explicou.
A fonte falava esta segunda-feira (28), em Chimoio, num contacto com a AIM onde fez saber que já foram reactivados 150 comités de gestão nos 12 distritos da província de Manica.
“Com o envolvimento destes comités temos a certeza de que a assistência será feita de forma efectiva. O processo está a decorrer da melhor forma possível para que o plano de contingência seja implementado sem grandes sobressaltos.
Na província de Manica, as quatro principais bacias hidrográficas atravessam os distritos de Tambara, Manica, Báruè, Gondola, Sussundenga e Machaze.
Contrariamente ao período 2023/24, para a próxima época chuvosa, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuva normal e acima do normal em todos os distritos da província de Manica.
Na época finda, a província de Manica registou escassez de chuva devido a ocorrência do fenómeno El Nino que causou seca que provocou a destruição de extensas áreas com culturas diversas.
A situação resultou na fraca produção agrícola. Segundo estimativas, o sector de agricultura previa colher 4,4 milhões de toneladas de diversas culturas, na sua maioria cereais, uma meta que não foi alcançada.
Estiveram envolvidos na campanha agrária passada, mais de 72 mil produtores, não sua maioria do sector familiar numa área lavrada de 1. 358.921.80 hectares.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg