Chimoio (Moçambique) 28 Nov (AIM) – O ambiente na cidade de Chimoio, capital da província central de Manica, em Moçambique, é considerado calmo e tranquilo nesta quinta-feira (28), contrariamente ao dia anterior que foi marcado por algumas tentativas de perturbação da ordem e segurança públicas.
Nos bairros como Nhamaonha, 07 de Abril, Cinco, Fepom, Mudzingadzi e Nhaurir, grupos de jovens vandalizaram algumas infra-estruturas e colocaram barricadas na Estrada Nacional número Seis (EN6), um dos principais corredores rodoviários que liga a cidade portuária da Beira, na província central de Sofala, aos países do interland, como Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, Botswana e até a República Democrática do Congo (RDC).
A acção dos manifestantes só não durou por muito tempo graças a presença da Polícia da República de Moçambique (PRM) que viu-se forçada a disparar granadas de gás lacrimogéneo e outras estratégias de dispersão de massas.
Os manifestantes respondem ao chamamento do candidato presidencial, suportado pelo Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Venâncio Mondlane que, através das redes sociais como o Facebook, WhatsApp e outras plataformas, tem estado a convocar a população a rebelar-se como forma de reivindicar a alegada vitória nas VII eleições gerais, presidenciais, legislativas e as IV das Assembleias provinciais do passado dia 09 de Outubro.
As manifestações acontecem numa altura em que os moçambicanos e o mundo aguardam expectante pela validação e homologação dos resultados pelo Conselho Constitucional (CC).
Aliás, resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) dão vantagem a Frelimo e ao seu candidato presidencial, Daniel Chapo. Venâncio Mondlane e o PODEMOS ocupam a segunda posição.
Lamentavelmente, as manifestações estão a ser manchadas por actos de vandalismo, destruição de bens públicos e privados.
Na quarta-feira grupos de jovens paralisaram, por algumas horas, a circulação de viaturas na EN6. As principais vítimas foram os camionistas de longo curso. Em algumas situações foram obrigados a interromper a viagem. Os manifestantes colocaram pedras e outros tipo de barricadas na EN6.
Também houve arremesso de pedras contra os membros da polícia. A actividades comercial ficou paralisada no Mercado 38, um dos maiores centros comerciais da cidade de Chimoio.
Pela cidade, jovens andaram na rua, nas lojas e nas instituições públicas e privadas a mandarem encerrar as portas alegando estarem a cumprir as ordens de Venâncio Mondlane.
Este comportamento não agradou a polícia que, depois de vários apelos a uma manifestação pacífica, decidiu dispersar os jovens amotinados com granadas de gás lacrimogéneo.
Pouco tempo depois, a situação ficou controlada, pese embora, alguns grupos de manifestantes recusassem a obedecer as ordens dada pela polícia.
Já nesta quinta-feira, o ambiente é calmo e a vida corre normalmente. As instituições públicas estão a funcionar e a prestar serviços aos utentes.
As lojas e mercados estão igualmente abertos, bem como a circulação de pessoas e bens está a acontecer com maior segurança e tranquilidade.
A oficial de imprensa da PRM em Manica, Eunice Faustino, garante que não vai tolerar quaisquer tentativas de agitação ou contra a segurança e ordem públicas.
“O nosso apelo é que as pessoas não saíam à rua para destruir e pilhar bens públicos e privados. A polícia não vai tolerar esse comportamento. Quem quiser manifestar deve fazer dentro da lei. Que seja uma manifestação pacífica e ordeira”, apelou Eunice Faustino.
Garantiu que a polícia está a monitorar o comportamento, principalmente dos jovens em todos os bairros e a fazer patrulhas para assegurar que todas as actividades no sector público e privado decorram num ambiente de maior segurança, sem, no entanto, qualquer comportamento que possa colocar em perigo a vidas dos cidadãos e os seus bens.
A AIM sabe que o ambiente calmo e pacífico também se verifica nos restantes 11 distritos da província de Manica, nomeadamente, Gondola, Sussundenga Manica, Vanduzi, Sussundenga, Mossurize, Machaze, Guro, Tambara, Macossa e Macate.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/sg