
Manifestacao pos-eleicoes no bairro de Ndlavela na Matola, Provincia de Maputo. Foto arquivo
Matola, 04 Nov (AIM) – Os bairros de Tsalala e Malhampswene, no município da Matola, viveram hoje um ambiente de extrema agitação desencadeada pelos apoiantes do candidato presidencial apoiado pelo partido extraparlamentar, PODEMOS, Venâncio Mondlane, no âmbito das manifestações por ele convocadas em protesto aos resultados das últimas eleições, que tiveram lugar a 09 de Outubro passado.
Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os resultados dão vitória à Frelimo, partido no poder, e ao seu candidato presidencial, Daniel Chapo.
Face a estes resultados, Venâncio Mondlane iniciou a 21 de Outubro uma campanha de protestos que tem vindo a paralisar o país, com o registo de várias dezenas de mortes, destruição de infra-estruturas e bens públicos e privados.
Nesta quarta-feira, os apoiantes de Mondlane, maioritariamente jovens e adolescentes, e até mesmo crianças, protagonizaram actos de violência nos bairros vizinhos de Tsalala e Malhampswene, onde incendiaram um posto policial, pertencente à esquadra do bairro da Liberdade e um autocarro de uma empresa privada. Os manifestantes também invadiram uma escola secundária, onde inviabilizaram a realização de exames finais.
O grupo que incendiou o posto policial alegou que estava à procura de agentes da corporação que se envolveram em confrontos com os manifestantes, durante a sua acção de manter ordem e tranquilidade públicas. Naquele posto policial, os manifestantes destruíram documentos e bens da corporação. Na altura da invasão, nenhum agente se encontra no posto policial.
Nestes bairros, há relatos de os manifestantes terem assaltado e saqueado alguns estabelecimentos comerciais.
Muitos dos jovens que vem protagonizando os actos violentos provem de bairros distantes, aproveitando o facto de Malhampswene e Tsalala acolherem um dos maiores terminais de transportes semi-colectivo de passageiros, senão mesmo o maior, e o mercado de referencia ao nível do Município da Matola.
Entretanto, o Porta-Voz da Polícia da República, Orlando Mudumane disse em conferencia de imprensa havida no inicio da noite esta quarta-feira, que já foi lancada uma operação para neutralizar os prevaricadores.
Para o efeito, a policia conta com a imagem de câmaras vídeo e por isso os culpados poderão ser detidos brevemente.
(AIM)
dt/sg