
Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo
Maputo, 19 Fev (AIM) – O Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, nomeou cinco secretários de Estado de nível ministerial, um acto que visa completar os órgãos criados no âmbito do início do seu mandato presidencial em meados de Janeiro último
Um comunicado da Presidência enviado hoje à AIM refere que Chapo tomou a decisão no uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição.
Trata-se de António Grispos, nomeado secretário de Estado do Comércio; Fredson Bacar, secretário de Estado do Turismo; Momade Juízo, secretário de Estado do Mar e Pescas; Chinguane Marcos Mabote, secretário de Estado dos Transportes; e Matilde Muocha, secretária de Estado das Artes e Cultura.
Desde 2020, eleito pela AR, Grispos é membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial Administrativa. Antes, ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Bolsa de Mercadorias de Moçambique até 2018, altura em que foi exonerado.
Bacar ocupou o cargo de vice-ministro da Cultura e Turismo, no último mandato do ex-Presidente da República, Filipe Nyusi, que terminou a 15 de Janeiro último, altura em que Chapo foi investido como o 5º Presidente da República na história do país.
Nomeado PCA do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) em Setembro de 2021, Chinguane Mabote, deixou o cargo em Julho de 2024.
Já, antes de ser nomeada ao novo cargo, desde Outubro de 2022, Muocha era directora-geral do Instituto das Culturas Criativas e Industriais. Muocha é especialista em criatividade para inovação e desenvolvimento.
(AIM)
Ac/sg