
Margarida Talapa rende última homenagem ao príncipe Aga Khan
Maputo, 19 Fev (AIM) – A presidente da Assembleia da República de Moçambique (AR), Margarida Talapa, prestou sentidas condolências à família do príncipe Karim Aga Khan IV, comunidade ismaelita, bem como aos funcionários da Fundação Aga Khan para o Desenvolvimento.
O acto teve lugar hoje no Diwan, sede global do Imamat Ismaili, capital portuguesa, Lisboa.
Uma nota de imprensa da AR enviada à AIM diz que Talapa manteve um breve encontro de cortesia com o representante diplomático da Rede junto de Moçambique, Nazein Ahmad.
No encontro, a presidente do parlamento moçambicano sublinhou a importância da relação cada vez mais sólida e profunda do seu país com a instituição liderada por Aga Khan IV.
Aga Khan IV faleceu a 04 de Fevereiro corrente, em Lisboa, aos 89 anos de idade.
Shah Karim Al-Hussaini, príncipe Aga Khan, 49º imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas, nasceu na Suíça, cresceu e estudou no Quénia e nos Estados Unidos da América, com ligações com o Canadá, Irão e França, e nos últimos anos também com Portugal.
Desde 2015, o Imamat Ismaili, entidade supranacional liderada pelo príncipe Aga Khan, passou a ter sua sede mundial em Lisboa.
Shah Karim al Hussaini assumiu funções como Aga Khan IV, com apenas 20 anos, num mandato iniciado em 1957, após a morte do pai, Sultan Mahomed Shah (Aga Khan III). Era desde então o líder dos muçulmanos xiitas ismailis, uma minoria religiosa com cerca de 15 milhões de seguidores em todo o mundo.
No dia da morte de Aga Khan IV, subiu no trono o Aga Khan V, que nasceu em 1971.
Quatro Aga Khan ocuparam o trono desde a ascensão do primeiro, em 1804.
(AIM)
ac