
Armazém de medicamentos
Maputo, 11 Mar (AIM) – O Ministério da Saúde (MISAU) vai introduzir um mecanismo electrónico para o rastreio da distribuição de medicamentos, uma iniciativa que visa combater o desvio de fármacos nos hospitais em Moçambique.
A informação foi avançada esta segunda-feira (10), em Maputo, pelo Ministro da Saúde, Hussene Isse, no programa radiofónico “Cartas na Mesa” da Rádio Moçambique.
Em paralelo, o MISAU está a reforçar os mecanismos de denúncia nos hospitais, bem como a aprimorar a expansão farmacêutica.
Segundo o titular da pasta da Saúde, não se justifica que os medicamentos que o Estado compra anualmente não cheguem às unidades sanitárias.
“Quando nós visitamos os armazéns de medicamento, vemos que os armazéns têm todos os medicamentos vitais para tratar as principais doenças do nosso país, mas do armazém para o hospital, começa a diminuir, do hospital para o centro de saúde diminui ainda mais e quando chega já na farmácia para atender o doente, já falta o medicamento”, lamentou o ministro.
Acrescentou que, “então aí, logicamente há problemas, há um trabalho enorme que o sector tem que fazer com a colaboração de todos, porque muitos destes medicamentos que desaparecem do sistema, estão lá fora. As pessoas vão na casa do fulano, do beltrano e do sicrano, apanham a injecção, apanham o comprimido”.
Isse referiu igualmente que o sector vai adoptar um mecanismo de comunicação para evitar que sejam prescritos aos pacientes medicamentos indisponíveis nos centros de saúde.
“Todas as segundas-feiras, o farmacêutico deverá partilhar com todos aqueles que prescrevem medicamentos no hospital, qual é a disponibilidade de medicamentos naquela semana, que é para evitar prescrever medicamentos que não estão disponíveis naquela semana, porque há ruptura”, disse.
“Pode haver rupturas deste ou daquele é normal e isto, se nós olharmos este aspecto para a atenção, por um lado, vamos reduzir bastante aquilo que é a queixa dos doentes que não há medicamento, porque vai ser prescrito no hospital aquilo que existe e que pode resolver. disse.
(AIM)
FG/sg